Ecclestone também se envolve e revela que está “tentando ajudar a resolver crise” na Caterham

Em entrevista ao canal britânico BBC, Bernie Ecclestone revelou que está conversando com ambas as partes envolvidas na crise da Caterham e que está tentando ajudar a resolver o imbróglio, que agora coloca o futuro do time da F1 em dúvida

Homem forte da F1, Bernie Ecclestone está tentando também resolver a crise que se instalou na Caterham e que agora coloca o futuro da equipe em risco. A participação da esquadra na próxima etapa do Mundial, nos EUA, na próxima semana, também é dúvida, especialmente depois que os administradores legais fecharam a fábrica nesta quinta-feira (23).

"Estamos tentando ajudar de alguma forma, o que sempre fazemos quando alguém está tendo dificuldades", disse Ecclestone à emissora britânica BBC. "Tudo o que sei é o que já foi dito. Mas não sei bem se é toda a verdade", completou.

O dirigente britânico ainda afirmou que no momento não tem como dizer nada sobre o futuro da equipe porque "é um pouco complicado falar alguma coisa sem conhecer a real situação".

Bernie Ecclestone está tentando resolver a crise da Caterham (Foto: Getty Images)

De acordo com o canal inglês, Ecclestone está conversando com ambos os lados da disputa, ou seja, os novos proprietários e o antigo fundador, Tony Fernandes.

O imbróglio todo tomou forma nesta quarta-feira quando os atuais donos, representados no mundo da F1 por Manfredi Ravetto e Colin Kolles, divulgaram um comunicado ameaçando deixar a equipe nas mãos de Fernandes, um dia após a Caterham Sports Limited (CSL) ter sofrido uma intervenção judicial. A CSL presta serviço para a 1 Malaysia Racing Team (1MRT), companhia malaia que ainda opera a equipe da Caterham no Mundial.

Ainda, o grupo que comprou o time em julho afirma que a CSL não faz parte do negócio e pede para que os carros sejam liberados para que possa dar continuidade à preparação para a fase final da temporada. Após prova em Austin, o campeonato segue para Interlagos apenas uma semana depois. 15 dias mais tarde, a F1 desembarca em Abu Dhabi, para a corrida derradeira. Uma eventual ausência do time nas etapas podem significar uma séria quebra de contrato com a F1. 

Ecclestone ainda elogiou a atuação de Kolles, homem que oficialmente ocupa um cargo de conselheiro na nova gestão da Caterham. "Eu acho que, conhecendo Kolles, posso dizer que ele é um cara competente. Ele conseguiu chegar lá e limpar as coisas, impedindo o desperdício de dinheiro e colocando a equipe no caminho certo", afirmou Bernie, acrescentando que espera ver a equipe sobreviver.

Os novos proprietários da Caterham estão também enfrentando processos trabalhistas de 28 ex-funcionários, que alegam demissão injusta. No início do mês, a esquadra recebeu a visita de oficiais de justiça, que apreenderam vários itens do time.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.