Em busca da audiência perdida, F1 considera moderar uso do rádio pelos times, afirma revista britânica

De acordo com a revista britânica ‘Autosport’, a F1 considera a possibilidade de moderar o uso do rádio pelos times para que o esporte volte a ser mais desafiador para os pilotos

A F1 segue em busca de alternativas para recuperar a audiência perdida com as últimas mudanças feitas no Mundial. De acordo com a revista britânica ‘Autosport’, agora os dirigentes consideram a possibilidade de moderar o uso dos rádios com a meta de que o esporte volte a ser mais desafiador para os pilotos.
 
No fim de semana do GP da Itália, o Grupo de Estratégia da F1 se reuniu e, segundo a publicação, alguns times sugeriram que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) encontre um caminho para banir algumas formas de comunicação, já que consideram que certas mensagens passadas aos pilotos acabam tendo um impacto negativo nos fãs.
F1 avalia possibilidade de moderar uso do rádio no Mundial (Foto: Getty Images)
Ainda segundo a reportagem, a proposta é resultado de uma teoria de que os fãs têm a percepção de que os pilotos são ‘marionetes’ que simplesmente seguem instruções vindas dos boxes. Além disso, existe a preocupação de que os competidores estão se tornando mais e mais dependentes dessas informações para melhorar seus tempos de volta, especialmente na comparação com os companheiros de equipe.
 
O objetivo, entretanto, não é banir por completo as comunicações, mas limitá-las. O caminho poderia ser um reforço do Artigo 20.1 do Regulamento Esportivo da F1, que diz: “O piloto deve guiar o carro sozinho e sem ajuda”.
 
Assim, a FIA poderia entender como quebra de regulamento qualquer mensagem transmitida ao piloto que tenha como objetivo ajudar na performance, ao invés de ser uma informação relacionada à procedimentos ou segurança.
 
A proposta segue em debate entre os times e a FIA e a expectativa é de que uma definição seja divulgada antes do GP de Cingapura.
 
Também à revista ‘Autosport’, Éric Boullier, chefe da McLaren, relacionou o atual formato das comunicações com o novo regulamento da F1, mas reconheceu que uma mudança pode ser benéfica para os fãs.

#GALERIA(5058,80788)

 
“A restrição que temos neste ano é menos combustível e pneus mais duros, e eu entendo que pode ser uma mensagem confusa para os fãs que os pilotos tenham que poupar pneus e combustível, ou o que quer que seja”, começou. “As mensagens de rádio e instruções sempre existiram desde que o rádio estreou. Agora é algo novo, pois elas têm sido transmitidas nos últimos três anos”, seguiu. 
 
“A FOM pode desligar ou filtrar. Mas, no fim, por que não criar outra regra que vai tornar as coisas mais simples e deixar os pilotos se expressarem um pouco mais na pista? É melhor, claro”, concluiu. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.