Em TL3 acidentado no Japão, Mercedes sobra com pista seca e impõe dobradinha com Bottas à frente de Hamilton
A terceira sessão de treinos livres da F1 foi marcada por diversos incidentes, com destaque para batidas de Valtteri Bottas e Kimi Räikkönen. Ainda assim, o finlandês da Mercedes foi capaz de liderar a dobradinha da Mercedes neste sábado (7) em Suzuka, palco do GP do Japão
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
A Mercedes deu o troco na Ferrari com pista seca neste sábado (7), e mostrou força e ritmo usando os pneus macios. E, ainda que tenha visto Valtteri Bottas estampar a lateral do W08 na saída da Spoon, a equipe prateada fechou a última sessão antes da classificação do GP do Japão na ponta e com uma importante dobradinha, em que o próprio Bottas se colocou como o mais veloz. A diferença entre os dois pilotos prateados foi de apenas 0s014. O detalhe aqui é os melhores tempos foram registrados os compostos amarelos. A equipe não conseguiu espaço para andar com os supermacios devido aos incidentes que marcaram o TL3.
Quem mais se aproximou dos carros alemães foi Sebastian Vettel. Dividindo a sessão entre simulação de corrida e classificação, o tetracampeão da Ferrari terminou na terceira colocação, mas a quase quatro décimos dos rivais. Aqui há outro detalhe: o melhor desempenho veio em cima dos pneus supermacios.
A Red Bull apareceu na sequência com Max Verstappen, à frente de Daniel Ricciardo, revezando o uso dos dois principais compostos. Felipe Massa terminou em 11º, melhorando a performance já nos instantes finais.
A F1 volta agora para a definição do grid, a parti das 3h (de Brasília).
Confira como foi o terceiro treino livre do GP do Japão de F1
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
O sábado começou nublado em Suzuka, depois de um dia e uma madrugada chuvosa na região da pista japonesa. Assim, o asfalto estava muito úmido em alguns pontos do circuito quando a luz verde no fim do pit-lane autorizou o início da última sessão de treinos livres antes da classificação. E apesar da condição do traçado, todo mundo saiu com os pneus slicks. Novamente, a Mercedes optou por começar seus stints com os compostos macios, assim como Sebastian Vettel e os dois carros da Renault. Apenas Pierre Gasly, com a Toro Rosso, preferiu andar com os supermacios nos primeiros minutos de atividades.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Pouco antes do incidente, Ricciardo e Vettel também já havia escapado do traçado em uma clara dificuldade de aderência neste início de dia na F1.
A sessão ganhou vida novamente às 12h31 (hora local), 0h31 (de Brasília). Aí muita gente tratou de deixar os boxes rapidamente. E foi neste momento que Räikkönen, agora calçado com os pneus supermacios, perdeu a Ferrari na entrada da curva Degner e foi bater forte do outro lado, na barreira de proteção. O finlandês escapou ileso, mas uma nova bandeira vermelha foi necessária para os reparos na área de escape.
Os fiscais trabalharam mais rápido desta vez, a sessão reiniciou às 0h39. E protocolo seguiu o mesmo de antes. Todo mundo tratou de sair logo, agora visando o ritmo de classificação, mas houve quem preferiu se dedicar à corrida de domingo, caso de Sebastian Vettel. Tanto que o pneu escolhido foi mesmo o supermacios – a versão mais mole do fim de semana nipônico da F1.
No fim, Vettel ainda conseguiu melhorar e pulou para a terceira colocação da tabela, com longe da Mercedes – quase 0s4 atrás de Bottas. Quem também melhorou foram os pilotos da Red Bull. Max Verstappen e Daniel Ricciardo subiram para quarto e quinto, empurrando Esteban Ocon para a sexta colocação. Felipe Massa também reagiu e terminou a sessão em 11º.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da F1 no Japão AO VIVO e em TEMPO REAL, com livetiming e gráfico interativo.
1 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:29.055 | ||
2 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:29.069 | +0.014 | |
3 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:29.379 | +0.324 | |
4 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | 1:29.910 | +0.855 | |
5 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | 1:30.018 | +0.963 | |
6 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | 1:30.109 | +1.054 | |
7 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | 1:30.315 | +1.260 | |
8 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Honda | 1:30.424 | +1.369 | |
9 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 1:30.563 | +1.508 | |
10 | 30 | Jolyon PALMER | ING | Renault | 1:30.764 | +1.709 | |
11 | 19 | Felipe MASSA | BRA | Williams Mercedes | 1:30.764 | +1.709 | |
12 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Honda | 1:30.770 | +1.715 | |
13 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Toro Rosso Renault | 1:30.799 | +1.744 | |
14 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 1:30.982 | +1.927 | |
15 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | 1:31.011 | +1.956 | |
16 | 10 | Pierre GASLY | FRA | Toro Rosso Renault | 1:31.353 | +2.298 | |
17 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 1:31.459 | +2.404 | |
18 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1:32.579 | +3.524 | |
19 | 94 | Pascal WEHRLEIN | ALE | Sauber Ferrari | 1:32.698 | +3.643 | |
20 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 1:33.962 | +4.907 | |
Tempo 107% | 1:35.289 | +6.234 | |||||
Recorde | Michael SCHUMACHER | ALE | Ferrari | 1:28.954 | 07/10/2006 | ||
Melhor volta | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | McLaren Mercedes | 1:31.540 | 09/10/2005 |
#GALERIA(7206)
MESMO COM RESULTADO RUIM, VETTEL GANHA FORÇA NA MALÁSIA
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }