Engenheiro-chefe da Williams, Smedley vê Massa mais relaxado longe da pressão da Ferrari e de Alonso

Companheiro de longa data de Felipe Massa, Rob Smedley, engenheiro-chefe da Williams, avaliou que a atmosfera do time de Grove ajudou o brasileiro a melhorar seu desempenho

A cobertura completa do GP da Inglaterra no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Depois de anos trabalhando com Felipe Massa na Ferrari, Rob Smedley reencontrou o brasileiro na Williams e foi um dos primeiros a notar os reflexos desta mudança na postura do piloto. Novo engenheiro-chefe do time de Grove, o britânico acredita que a atmosfera da nova escuderia ajudou o vice-campeão de 2008.

 
No GP da Áustria, Felipe encerrou um longo jejum ao conquistar sua primeira pole-position desde 2008, interrompendo também uma sequência da Mercedes, que vem dominando a F1. 
 
Na visão de Smedley, os resultados obtidos por Massa são reflexo desse novo ambiente, onde a pressão é menor do que aquela presente na Ferrari. 
Rob Smedley vê Felipe Massa mais relaxado no ambiente da Williams (Foto: Beto Issa)
“Ele está um pouco mais confortável com ele mesmo, confortável com seu entorno e o que isso traz é uma abordagem mais relaxada a forma como ele pilota”, avaliou Rob. “Certamente você o vê cometendo bem menos erros do que nos últimos anos. Estou certo de que ele sente menos pressão”, defendeu. 
 
“Tem muita pressão em um time como a Ferrari e em um time como a Williams tem menos”, indicou. “Isso é algo de que ele precisava: colocar a cabeça para fora da água e recuperar o fôlego. No momento, estou bastante impressionado”, continuou. 
 
De acordo com o engenheiro, se afastar da pressão que Fernando Alonso exerce constantemente em seus companheiros de equipe também foi uma injeção de ânimo para Massa.
 
“Fernando é um competidor incrível, eu diria que é realmente um dos melhores de todos os tempos”, reconheceu Smedley. “Ter Fernando como companheiro de equipe nunca é fácil, como Kimi [Räikkönen] está descobrindo agora, e nós todos sabemos que Kimi é um piloto incrível”, ressaltou.
 
“Fernando simplesmente dá resultado: e não é fim de semana sim, fim de semana não, é sessão sim, sessão não”, apontou. “O cara raramente erra e isso te coloca sob pressão, pois é normal que você sinta a pressão quando tem que batalhar com alguém que é tão bom”, ponderou. 
 
“Aqui nós temos uma dupla de pilotos mais equilibrada e isso ajudou Felipe a relaxar um pouco e a relaxar na sua posição”, concluiu. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.