“Esperava mais variedade”: Gasly admite decepção com novo regulamento da Fórmula 1

Pierre Gasly admitiu que o novo regulamento técnico da Fórmula 1 permite seguir os carros à frente mais de perto, mas lamentou aumento da distância entre equipes. Sergio Pérez, Carlos Sainz e Valtteri Bottas se colocaram a favor da mudança

A Fórmula 1 entrou no ano de 2022 com um novo regulamento técnico, que tinha como objetivo principal fazer com que os pilotos conseguissem perseguir os carros à frente com maior facilidade — sentindo menos turbulência e desgaste nos pneus. Apesar disso, o nível de emoção da temporada não tem agradado ao público num geral, e os pilotos foram questionados sobre o que acham das mudanças implementadas para este ano.

Em Interlagos para a disputa do GP de São Paulo, Sergio Pérez, Carlos Sainz, Pierre Gasly e Valtteri Bottas opinaram sobre as alterações no regulamento de 2022 e se colocaram a favor das novas regras. ‘Checo’, inclusive, viu como uma boa notícia o aumento de corridas na Fórmula 1 em 2023.

“Acho que é bom”, afirmou o piloto mexicano em entrevista coletiva com presença do GRANDE PRÊMIO. “É bom ter tantas corridas, especialmente no ano que vem — será interessante. Acho que São Paulo é sempre uma boa pista, especialmente aos domingos, que têm tido corridas muito animadas”, salientou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carlos Sainz também enxerga uma maior proximidade entre os carros na pista (Foto: AFP)

Sainz, por sua vez, analisou o regulamento e disse que os pilotos realmente conseguem sentir a diferença dentro da pista, principalmente quando estão próximos a algum adversário. Na visão do espanhol, a tendência é de que a competitividade aumente com o passar dos anos.

“Acho que a F1 foi pelo princípio correto, de permitir aos carros correrem mais próximos, permitir mais ultrapassagens em curvas ou circuitos em que isso era bem mais difícil. Acho que as corridas estão melhores, o campeonato continuará sendo cada vez mais interessante com o passar dos anos, então acho que é a direção certa”, analisou Sainz.

Assim como os adversários, Gasly também enxergou as mudanças para 2022 como algo positivo. No entanto, foi o único a fazer um contraponto, ressaltando o fato de que apenas Lando Norris conseguiu ir ao pódio além dos pilotos de Ferrari, Red Bull e Mercedes.

“Acho que foi positivo. Vimos mais ultrapassagens e estamos conseguindo nos seguir mais de perto em algumas pistas, então acho que definitivamente o esporte ficou melhor por esse lado”, pontuou.

Gasly esperava ver uma varidade maior de equipes no pódio em 2022 (Foto: AlphaTauri)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Por outro lado, se olharmos para os pódios desse ano, veremos que apenas Lando [Norris] conseguiu subir uma vez além do top-3”, lamentou. “Eu esperava uma variedade maior na ordem de classificação das corridas, que outras equipes também tivessem a chance de brigar por pódios. Espero que tenhamos essa melhora nos próximos anos, com mais times próximos e brigando. Sempre tivemos um ou dois times dominantes, mas a distância não era tão grande, o que não dá a oportunidade de os times de meio de pelotão estarem na disputa pelos pódios. Acho que esse era um dos objetivos”, disse.

Por fim, Bottas foi curto em sua análise e disse que vê a mudança das regras como a “direção certa” para o futuro da Fórmula 1. Além disso, o finlandês acredita que outras equipes também poderão subir de patamar nos próximos anos.

“Eu também sinto que tem sido positivo, a direção está certa e acho que nos próximos anos veremos outras equipes se aproximando. É o que esperamos”, completou Bottas.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Ana Paula Cerveira, André Netto, Evelyn Guimarães, Felipe Leite, Gabriel Curty, Luana Marino, Rodrigo Berton, Pedro Henrique Marum e Victor Martins.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.