Ocon e Alonso escapam de punição após batida na classificação da sprint em São Paulo

Esteban Ocon bateu forte na barreira de proteção durante o SQ1 de São Paulo após acertar Fernando Alonso. Os comissários, no entanto, considerou que nenhum dos dois teve culpa no incidente

O incidente entre Esteban Ocon e Fernando Alonso no SQ1 da classificação deste sábado (4) para a corrida sprint de São Paulo, em Interlagos, não resultou em punição. O lance foi considerado pelos comissários como incidente de corrida.

A manobra aconteceu durante o SQ1. Na saída do S do Senna, Alonso reduziu a velocidade para que o piloto da Alpine pudesse seguir em volta rápida, mas Ocon escorregou na zebra e acertou o #14 da Aston Martin, indo de encontro ao muro em uma pancada forte.

Após a sessão, Fernando disse que se tratava da característica situação de estar “no lugar errado na hora errada”. Ocon, por sua vez, negou que tivesse perdido o controle do carro, dizendo que o ex-companheiro de equipe “não havia deixado espaço”.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), então, chamou os dois e os representantes dos respectivos times para analisar o incidente e decidir pela punição ou não. “Os comissários determinaram que Alonso sabia que Ocon estava em alta velocidade na saída da curva 2. Por isso, Alonso se moveu para fora do traçado para que Ocon pudesse passar”, diz o texto do documento oficial.

Ocon e Alonso bateram forte em Interlagos (Vídeo: F1TV)

“Na curva 3, Ocon perdeu o equilíbrio do carro e espalhou na saída. Ao mesmo tempo, Alonso se moveu para a linha de corrida, dando menos espaço para Ocon. A combinação desses dois elementos resultou na colisão”, acrescentou, concluindo, em seguida, que “nenhum dos dois foram completamente ou predominantemente culpados”.

Alonso terminou em 15º, enquanto Esteban parte para a corrida sprint da 16ª posição. Lando Norris é o pole-position, com Max Verstappen e Sergio Pérez na sequência.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, João Pedro Nascimento, Luana Marino, Pedro Henrique Marum e Rodrigo Berton. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa brasileira.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.