Ex-Alpine planeja “projeto robusto” para 12ª equipe no grid da Fórmula 1 no futuro
Otmar Szafnauer saiu da Alpine em 2023, mas garantiu que trabalha com fornecedores norte-americanos para a entrada de uma nova equipe na F1
Otmar Szafnauer está de olho em um projeto de uma nova equipe para o grid da Fórmula 1. Em entrevista ao site Planet F1, o ex-diretor da Alpine confirmou o interesse e garantiu que já trabalha junto à FIA para que a iniciativa seja aceita pela categoria.
De acordo com o Pacto da Concórdia, para uma nova equipe fazer parte do grid, a taxa de inscrição custa a bagatela de US$ 200 milhões (pouco mais de R$ 1 bi). O montante é visto como necessário para compensar os times atuais pela diluição de seus prêmios em dinheiro. Além disso, ela elimina quaisquer candidatos considerados “aventureiros”, ou seja, aqueles que não tenham força financeira para competir na F1.
Ao aceitar a entrada da Cadillac para 2026, a FIA deixou claro que uma nova equipe é possível com as regras atuais e, assumindo que a nova participante atenda aos critérios, é improvável que mostre qualquer resistência. Mais do que isso, a presença de um grande fabricante como a General Motors e a Audi ajudam na aceitação, afinal, um time capaz de produzir suas próprias unidades de potência aumentam as chances de expansão no grid.
Desta forma, Szafnauer torna-se um candidato ideal para liderar a nova equipe. Desde sua saída da Alpine, o alemão tem colaborado com um fabricante mantido em sigilo para assegurar a entrada no grid num futuro breve.

“Tenho trabalhado com alguns financiadores americanos e alguns fabricantes de automóveis. Na época, quando comecei o projeto, seria para a 11ª equipe, mas agora com a Cadillac dentro, quando abrirem o processo, espero poder apresentar um projeto robusto para permitir a entrada do novo time”, confessou.
A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14 a 16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

