Ex-chefe da Alpine alerta Cadillac na F1: “Não pode subestimar a tarefa de ser competitivo”

Otmar Szafnauer, ex-chefe da Alpine, relembrou passagem pela BAR em 1999 e alertou a Cadillac sobre a entrada no grid em 2026

A temporada 2026 marcará a entrada da Cadillac no grid da Fórmula 1 e a expansão do campeonato para 11 equipes. Apesar da animação da GM para fazer parte do Mundial, Otmar Szafnauer, alertou a montadora norte-americana e afirmou que é necessário ter cuidado para não subestimar o trabalho a ser feito na categoria. 

Szafnauer, que foi chefe de equipe na Racing Point — atual Aston Martin — e Alpine, destacou que a maior preocupação da Cadillac deve ser em não subestimar o quão difícil é ser competitivo na Fórmula 1

O engenheiro citou esse ponto em entrevista ao Business of Winning porque ele mesmo reconhece que subestimou a tarefa quando chegou à F1, em 1999. 

“A única preocupação que teria se fosse um executivo da GM seria subestimar a tarefa de ser competitivo na Fórmula 1. Parece que as pessoas ou organizações que nunca estiveram envolvidas não percebem o quão difícil é. Eu também não percebia o quão difícil era”, pontuou. 

ANDRETTI, CADILLAC, F1
GM se uniu à Andretti para ingressar no grid da F1 (Foto: Divulgação)

Szafnauer entrou na Fórmula 1 junto da British American Racing (BAR), em 1999, e relembrou como foi a experiência. Além de destacar o quão difícil foi a primeira temporada da equipe na categoria, também lembrou que estava confiante no início do ano graças ao otimismo do designer Adrian Reynard, que cravou que o time venceria na estreia. 

“Acreditei [que poderíamos vencer] porque o nível de habilidade que vi na minha frente estava em um nível muito mais alto do que o que já tinha visto. E pensei que, com certeza, esses caras iriam conseguir. Adrian [Reynard] tinha vencido em todas as outras fórmulas inferiores, em sua primeira corrida, incluindo a Indy. Então pensei que sabia do que estava falando, íamos conseguir. Sabe quantos pontos marcamos no [primeiro] ano? Zero”, encerrou. 

Agora, a Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.