Ex-chefe evita falar em cópia, mas lembra que “Aston Martin contratou 14 da Red Bull”

Ex-chefe de equipe de Force India e Racing Point, Otmar Szafnaur considerou que para o AMR22 ser uma copia do RB18, esse processo teria de ter começado muito antes de o carro da Red Bull ter sido apresentado ao público. Dirigente da Alpine ironizou fato de a equipe de Lawrence Stroll ter contratado 14 funcionários do time dos energéticos

FÓRMULA 1 2022: TUDO SOBRE A SEXTA-FEIRA DO GP DA ESPANHA | Briefing

Ex-chefe de Force India e Racing Point, Otmar Szafnauer também deu pitaco na polêmica envolvendo a suposta cópia feita pela Aston Martin ao carro da Red Bull. Na visão do hoje dirigente da Alpine, para que esta copia tenha acontecido, o processo de reprodução tem de ter começado antes mesmo de RB18 ter sido apresentado ao público em fevereiro passado.

Szafnauer chegou à Alpine nesta temporada depois de uma longa estadia na Aston Martin, ainda no período em que a equipe hoje de propriedade de Lawrence Stroll era chamada de Force India e de Racing Point. A saída do time, porém, tem relação com a contratação de Martin Whitmarsh, que passou a comandar a divisão de engenharia da marca.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Otmar Szafnauer deixou Aston Martin após incômodo com contratação de Martin Whitmarsh (Foto: F1)

Neste fim de semana, a Aston Martin está sob os holofotes, já que o pacote de atualizações do AMR22 deixaram o carro bastante parecido com o RB18. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) fez uma análise e concluiu que não se trata de um caso de engenharia reversa, quando uma equipe se vale de fotografias para reproduzir o desenvolvimento de uma rival, e validou o carro de Sebastian Vettel e Lance Stroll.

A equipe dos energéticos, contudo, não baixou a artilharia. A Red Bull teme que o projeto tenha vazado da fábrica e diz ter evidência até mesmo de downloads. Além disso, a estrutura comandada por Christian Horner usa o argumento de que a Aston Martín contratou vários funcionários rubro-taurinos para este ano, o que joga ainda mais lenha na fogueira.

Enquanto a esquadra dos energéticos promete fazer uma investigação detalhada, a Aston Martin critica as acusações e se apoia na FIA, alegando que desenvolveu dois projetos para 2022, mas optou pelo caminho errado. Vendo que o RB18 funcionava, decidiu, então, adotar o rumo que tinha descartado na fábrica inicialmente.

Na visão de Szafnauer, também não passa batido o fato de que a Aston Martin contratou diversos funcionários da Red Bull. O romano não quis falar claramente em cópia, mas deixou claro que, se esse foi o caso, não foi um processo que começou após a apresentação do bólido.

“Não faz sentido copiar quem está em último, você copia quem está na frente”, disse Szafnauer em entrevista ao jornal espanhol AS. “Mas é preciso lembrar que a Aston Martin contratou 14 pessoas da Red Bull na área de aerodinâmica e outras. Adivinha o que elas vão fazer…”, seguiu.

“Não sei se é uma cópia de fato, mas acho que isso teve de começar antes de a Red Bull ser mostrada ao público, em fevereiro. Isso vem de antes da existência de fotografias”, completou.

GRANDE PRÊMIO cobre in loco as ações da categoria no Circuito de BarcelonaCatalunha com Eric Calduch e, além disso, acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

O QUE ALBON MOSTRA SOBRE PILOTOS DESCARTADOS NA FÓRMULA 1
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.