Ex-chefe da Haas elogia “sempre calmo” Piastri e aconselha Norris: “Seja menos autocrítico”

Guenther Steiner também fez questão de destacar que a McLaren "foi muito inteligente" quando tomou a decisão de apostar em dois pilotos jovens para formar dupla na Fórmula 1

Ex-chefe da Haas na Fórmula 1, Guenther Steiner elogiou a “inteligência” da McLaren ao escolher Lando Norris e Oscar Piastri como dupla de pilotos para os próximos anos. O italiano fez questão de destacar o talento de cada um e, inclusive, aconselhou o britânico a ser menos “autocrítico” quando cometer algum erro. O australiano, por sua vez, foi elogiado pela postura “muito calma” ao lidar com as situações.

A admiração pelo time comandado por Andrea Stella tem um motivo especial: a opção por contar com competidores jovens na formação — enquanto Norris tem 24 anos, Piastri tem 23. Embora não se possa comparar os níveis de talento, Steiner teve de lidar com Nikita Mazepin e Mick Schumacher, em 2021, quando ambos tinham idades similares, e, por isso, conhece muito bem o tamanho do desafio.

“Acho que o que a McLaren fez com os pilotos foi muito inteligente. Eles contrataram pilotos muito jovens. Normalmente, quando contratamos um novato, costuma dar errado — as chances são altas porque você não sabe como eles vão se sair”, explicou Steiner em entrevista ao portal neerlandês RacingNews365. “Mas eles acertaram e os dois são muito bons. Como pessoas, são completamente diferentes”, continuou.

Ao comentar sobre Norris, o ex-dirigente da Haas lembrou das inúmeras vezes em que ao cometer erros na corrida, seja em largadas ou em disputas com outros pilotos, o #4 falou rigorosamente sobre ele mesmo e se desculpou. “Acho que Lando não deveria ser tão autocrítico quanto é, porque não acho que isso o ajude”, destacou.

Tanto Lando Norris quanto Oscar Piastri já venceram na F1 2024 (Foto: F1)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Mercedes finalmente encontra trilha perdida há 2 anos e desbloqueia felicidade na F1

“Tem de ser crítico, mas não precisa se desculpar. Todos cometem erros, apenas siga em frente e continue”, aconselhou Guenther, que vê uma postura diferente em Piastri. “Quanto a Oscar, não estou surpreso que seja quem ele é. Quase introvertido, não fala muito. Sempre muito calmo. Acho que ele é um cara muito bom”, começou.

Falando sobre o australiano, Steiner fez questão de mencionar Mark Webber, ex-piloto de F1 e responsável em gerenciar a carreira do #81. “Mas também precisamos olhar para quem está ao lado dele. Mark passou pelas mesmas coisas quando era um jovem vindo da Austrália, chegando na Europa e enfrentando todas essas batalhas, trabalhando com Flavio [Briatore]. Agora ele está passando toda a sua experiência para Oscar”, apontou.

“Sempre digo que as pessoas ao redor são importantes para o trabalho, que todas acreditam em você e não estão lá por elas, mas por você”, observou Steiner. “Espero que Lando chegue em um ponto onde ele diga um pouco mais de ‘ok, cometi um erro, e da próxima vez não farei mais isso’. Mas não há necessidade de se desculpar o tempo todo, porque a única pessoa prejudicada é você mesmo”, finalizou o ex-chefe da Haas.

Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.