Ex-chefe da Haas vê F1 ainda menos competitiva em 2024: “São dois campeonatos”

Guenther Steiner, ex-chefe da Haas, esperava um grid mais compacto na Fórmula 1 em 2024, mas se surpreendeu com a superioridade dos times do pelotão da frente

A temporada 2024 da Fórmula 1 não começou da forma que Guenther Steiner, ex-chefe da Haas, esperava. Depois de ver as equipes mais próximas em 2023, com todas pontuando após a terceira corrida, o ex-chefe esperava um grid mais compacto para 2024. Mas essa realidade ainda está tão distante, que Steiner afirmou que existem campeonatos diferentes entre os times da F1.

Isso porque a diferença entre o pelotão da frente ficou maior em relação às equipes menores. Agora, em condições normais, Red Bull, Ferrari, McLaren, Mercedes e Aston Martin são as únicas que têm condições de terminarem uma corrida no top-10. Ainda vale ressaltar que a marca dos energéticos sobra na liderança, enquanto a escuderia de Maranello ocupa o segundo posto com certa tranquilidade.

É bem verdade que a Haas somou um ponto no GP da Arábia Saudita. Porém, o resultado dificilmente seria possível caso Lance Stroll não tivesse abandonado a corrida. Steiner revelou que não esperava uma disparidade tão grande entre os times em 2024.

“Sinceramente, pensei que as equipes estariam mais próximas neste ano, mas aconteceu o contrário. Temos cinco equipes no topo e outras cinco na parte inferior. São quase dois campeonatos”, revelou o ex-chefe da Haas.

Hülkenberg conseguiu se manter em décimo até o fim da corrida em Jedá e somou o primeiro ponto da Haas em 2024 (Foto: Haas F1 Team)

Em 2023 a Red Bull venceu 21 das 22 corridas da temporada e perdeu apenas o GP de Singapura, quando foi superada pela Ferrari. Em 2024, o time austríaco chegou com um RB20 ainda mais eficiente e tende a repetir o domínio do ano passado. Porém, Steiner acredita que a Ferrari vai ser capaz de brigar por vitórias na segunda metade do ano.

“Mas acho que a Ferrari, se tiver um bom progresso no desenvolvimento, poderá desafiar a Red Bull, se tudo der certo, na segunda metade da temporada”, finalizou.

Fórmula 1 volta entre os dias 22 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.