Ex-engenheiro de Massa critica “enrolação” em mensagens de rádio sobre ordens de equipe
Robert Smedley criticou a falta de coragem dos engenheiros atuais na hora de dar ordem aos pilotos durante as corridas. Como exemplo de comportamento ideal, o britânico citou a maneira como Gianpiero Lambiase lida com Max Verstappen
Ex-engenheiro de corrida de Felipe Massa na Fórmula 1, Robert Smedley criticou a maneira como alguns profissionais ainda insistem em medir demais as palavras no momento em que precisam se comunicar com os pilotos durante as corridas. O britânico defendeu uma mudança de postura e citou Max Verstappen e Gianpiero Lambiase, da Red Bull, como exemplos do que ele acredita ser a forma correta de relacionamento.
O atual diretor de sistema de dados da categoria trabalhou ao lado do brasileiro entre 2006 e 2013, na Ferrari, e ficou conhecido por algumas instruções curiosas, principalmente em uma época em que as mensagens de rádio ainda eram uma novidade. A mais famosa, no entanto, foi a ordem dada a Massa para que o mesmo deixasse Fernando Alonso ultrapassá-lo no GP da Alemanha de 2010, quando disse em alto e bom som: “Fernando está mais rápido do que você”.
Desde então, muita coisa mudou na classe rainha. Enquanto alguns engenheiros se comunicam de maneira mais incisiva com os pilotos, outros acabam sendo relutantes demais em ir direto ao ponto e se utilizam de códigos para falar o que realmente querem. E esse segundo grupo é o principal alvo das críticas proferidas por Smedley.
“Em geral, acho que existe muita enrolação na Fórmula 1 atual. Tipo, a maneira como as mensagens no rádio vão para o piloto — eu não assisto a todas as corridas, mas as corridas que vejo, fico pensando: ‘Caramba, seja homem, velho. Só diga o que precisa dizer para ele, certo?'”, começou em entrevista ao podcast The Red Flag.

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“Você dá um centímetro a qualquer sociopata narcisista e ele vai querer um metro, certo? Então não dê esse centímetro para começar. Não dê a ele o fato de que eu tenho algum tipo de complexo de inferioridade aqui e vou te dizer algo e talvez você faça… Não, amigo, estamos no trabalho, certo? Vou te dizer algo, você faz”, continuou. “Quando meu chefe me diz algo, eu faço. É assim que o mundo funciona”, acrescentou.
“E se não fizermos isso — desde que não estejamos trabalhando para narcisistas e sociopatas que estão nos dizendo para fazer as coisas erradas —, se não fizermos isso em um ambiente de alta pressão como esse, tudo vai desmoronar. Vai sair completamente do eixo. Então, vamos estabelecer algumas regras básicas sobre como todos nós nos relacionamos. As regras de engajamento, como nos comunicamos uns com os outros”, explicou, antes de criticar a postura de alguns engenheiros que aparentam ter medo de dar ordens aos pilotos.
“Tem muito dessas coisas: ‘Devo tomar uma decisão? Devo pedir para esse piloto abrir passagem ou para aquele outro piloto ultrapassá-lo? Será que eles vão ficar magoados?'”, citou. “Olha, no fim da corrida, só vai ter um piloto feliz, certo? Você não pode agradar a todos ao mesmo tempo. Então, simplesmente tenha coragem e tome as decisões que precisa tomar. Acho que isso é verdade tanto na Fórmula 1 quanto na vida. Se você ficar pisando em ovos e tiver medo de tomar uma decisão, acaba no pior lugar possível”, afirmou Smedley.

Por fim, o britânico elogiou a maneira como Lambiase lida com Verstappen durante as corridas. No decorrer da temporada 2024, foi possível perceber que a comunicação entre ambos nem sempre era a mais amistosa — e o GP da Hungria provavelmente é o maior exemplo disso —, embora tudo tenha se resolvido no fim entre os dois amigos.
“Max e GP definitivamente acertaram essa relação. GP fala como as coisas são, e Max responde à altura. Uma coisa que realmente gosto no GP — e isso é muito parecido com o que eu sempre senti também — é que às vezes os pilotos podem ter uma visão ligeiramente sociopata sobre a equipe. São pessoas que ficam trabalhando até meia-noite muitas vezes para você, garantindo que tudo esteja certo”, apontou.
“Acho que a forma como Gianpiero se comporta no rádio é provavelmente um reflexo da relação deles. Eles têm uma relação boa, que funciona, em que ambos confiam plenamente um no outro. Quando você tem isso, pode falar do jeito que quiser. Não precisa dessa coisa tipo, ‘controle’, ‘cheque’, toda essa besteira, certo? Estamos verificando, então ande logo porque estou guiando um carro a 320 km/h”, concluiu.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

