Ex-funcionário da Ferrari diz crer que tomada de decisões é maior problema do time: “Erros estratégicos foram feitos”

Aldo Costa era designer da Ferrari até o fim de 2011, quando foi demitido. Agora na Mercedes, falou sobre a situação da equipe de Maranello, e sobre como a concentração da tomada de decisões tem afetado

Ex-designer da Ferrari, Aldo Costa não se mostrou satisfeito com a situação da Ferrari nas últimas temporadas. Demitido ao fim da temporada 2011, Costa hoje faz parte da equipe da Mercedes.
 
Segundo o ex-funcionário, o maior problema da Ferrari são as decisões e a forma como elas são tomadas, de maneira concentrada. E Costa destaca que não está feliz com a situação, pois tem muitos amigos em Maranello.
 
"Vou dizer que há muita gente trabalhando em Maranello, gente por quem eu tenho afeição e me machuca que eles estejam numa situação tão complicada. Não é bom, deixei muitos amigos lá, devo estar feliz em vê-los com problemas", disse.
Ferrari tem erros estratégicos, segundo ex-funcionário (Foto: Ferrari)
"Erros estratégicos foram feitos – estou falando de erros de visão, sérios. E, claro, eles não tomaram as melhores decisões sobre pessoal. Vou dar um exemplo: em 2008, estávamos no departamento de corridas e fizemos um pedido para a construção de um novo túnel de vento. Consideramos essencial para seguirmos competitivos. Nos disseram que não era  caso e não era necessário", contou.
 
"Na Ferrari, todas as decisões de estratégia e pessoal sempre foram tomadas pelo presidente Montezemolo. Para ser justo, ele tomava as decisões quando a equipe ganhava tudo e também quando parou de ganhar", encerrou.
 
Ferrari e Mercedes aproveitam o recesso de verão para trabalhar no desenvolvimento de seus projetos. A F1 volta na Bélgica, em 24 de agosto.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.