Ex-piloto de F1, Brundle recebe título de Oficial da Ordem do Império Britânico
Ex-piloto da Fórmula 1 e atual comentarista britânico, Martin Brundle recebeu o título de OBE na lista de honras de ano novo do Rei Charles III
Martin Brundle, ex-piloto com passagens por McLaren e Benetton e atual comentarista da Fórmula 1 pela Sky Sports, recebeu o título de Oficial da Ordem do Império Britânico (OBE), dado a pessoas que se destacam em uma atividade qualquer. No caso de Brundle, esteve presente na lista de honras de ano novo do Rei Charles III devido a sua contribuição ao automobilismo e ao jornalismo esportivo.
Antes de se tornar um renomado comentarista e repórter da Fórmula 1, Brundle disputou 158 corridas na categoria entre 1984 e 1996 pelas equipes Tyrrell, Zakspeed, Williams, Brabham, Benetton, Ligier, McLaren e Jordan.
Apesar de ter conquistado nove pódios na carreira, nunca venceu um GP e é o terceiro piloto com mais largadas na história da F1 sem nunca ter terminado uma prova em primeiro. No entanto, o reconhecimento maior ainda estava por vir, quando migrou para a carreira de repórter e comentarista.
Brundle, que acumulou passagens pelos canais ITV e BBC antes de ir para a Sky Sports, ficou conhecido mundialmente pelos grid walks, quando entra ao vivo do grid de largada antes do início da corrida e entrevista personalidades e pilotos.
Nas redes sociais, Brundle publicou uma mensagem de agradecimento pelo título e pelo carinho recebido dos fãs e admiradores.
“Obrigado por tantas mensagens adoráveis, elas significam tanto para mim quanto o OBE, o que é muito, para dizer o mínimo. Minha eterna e sincera gratidão à minha família, aos amigos, companheiros, ao pessoal e aos fãs pela ajuda e apoio desde que comecei com um Ford Anglia na grama há 53 anos. Foi uma experiência incrível, sou um homem muito sortudo”, publicou.
A honraria concedida a Brundle neste ano novo foi celebrada também por personalidades do esporte. Damon Hill, campeão de 1996 e ex-colega do britânico na TV, elogiou o trabalho feito pelo ex-piloto e falou em uma “honra muito merecida”.
“Se alguém acha que falar é fácil, desafio-os a fazer o que Martin fez pelo esporte. Ele mantém uma postura perfeita enquanto todos ao redor estão agitados. Feliz ano novo, Martin Brundle OBE”, publicou Hill no X.
O ex-piloto Karun Chandhok, que trabalha com Brundle na Sky Sports, também celebrou o título do inglês no X e o comparou com o lendário Adrian Newey.
“Costumo descrevê-lo como o ‘Adrian Newey dos comentários’. Trabalhou em tantas eras do esporte e sempre se certificou de estar absolutamente na vanguarda do conhecimento, entregando sempre. É uma honra e um prazer aprender com ele”, postou o indiano.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.