Ex-Red Bull cita desvantagem de Verstappen contra Hamilton em 2021: “Está melhorando”

Na visão do ex-consultor da Red Bull, Helmut Marko, Lewis Hamilton sabia administrar melhor os pneus do que Max Verstappen em 2021, mas acredita que o neerlandês evoluiu a pilotagem

Um dos pontos fortes da pilotagem atual de Max Verstappen é o gerenciamento de pneus, fator que costuma ser determinante nas corridas, mas nem sempre foi assim. Em 2021, por exemplo, quem levava vantagem na gestão da borracha era o arquirrival Lewis Hamilton, na visão de Helmut Marko, e o ex-consultor da Red Bull destacou que o neerlandês ainda se encontra em evolução.

A temporada 2021 foi uma das mais disputadas em toda a história da Fórmula 1, e embora tenha ficado marcada pela polêmica direção de prova no desfecho, em Abu Dhabi, trouxe Hamilton e Verstappen disputando ponto a ponto cada corrida em alto nível. Lewis, no entanto, conseguia se destacar em alguns aspectos técnicos por conta da vasta experiência quando comparado a Max.

O controle dos pneus era um deles, declarou Marko ao podcast Beyond The Grid, da F1. A constatação foi feita no instante em que o austríaco respondia se Verstappen era o melhor piloto que já tinha visto e explicou que, apesar dos “períodos diferentes e carros diferentes, definitivamente é um dos maiores”.

Em seguida, relembrou 2021 para explicar o crescimento de Verstappen como piloto. “Ele está melhorando, está completamente focado. Hoje em dia, não comete erros. Volta a volta, está a menos de 0s1”, avaliou.

Lewis Hamilton e Max Verstappen protagonizaram uma das maiores rivalidades da F1 moderna (Foto: Reprodução/F1)

“Se disserem, por exemplo, que o pneu esquerdo está superaquecendo, em duas voltas ele vira o mesmo tempo, mas baixa a temperatura do pneu. Ele também aprendeu a ter essa sensibilidade, que diria que era uma desvantagem em 2021, pois Hamilton era um pouco melhor que ele nessa área”, concluiu Marko.

F1 está de férias. Os carros voltam a acelerar de 26 a 30 de janeiro em testes privados em Barcelona. Depois, seguem para o Bahrein para mais duas sessões da pré-temporada: de 11 a 13 de fevereiro e de 18 a 20 de fevereiro. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades de 2026.

▶️ Inscreva-se no canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP

F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1

▶️ Audi esquenta estreia na Fórmula 1 e liga motor de 2026 pela 1ª vez em Hinwil
▶️ Por que Zhou acredita que experiência com Ferrari pode ajudar Cadillac em estreia na F1
▶️ Pérez recorda acompanhamento psicológico pago por ex-consultor da Red Bull

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!