F1 abandona sistema de fichas e libera desenvolvimento de motores a partir da temporada 2017, diz revista alemã

De acordo com a revista ‘Auto Motor und Sport’, a F1 decidiu deixar para trás as fichas de desenvolvimento e permitir que as equipes desenvolvam seus motores ao longo da próxima temporada

A F1 deu um passo importante na tentativa de aproximar as equipes em termos de performance para a próxima temporada. De acordo com a publicação alemã ‘Auto Motor und Sport’, os comandantes do Mundial decidiram acabar com as fichas de desenvolvimento e liberar a evolução dos motores ao longo do ano, um pedido que já era recorrente entre Ferrari e Renault, especialmente, como forma de alcançar a poderosa Mercedes.

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

 

Desde o início da era das unidades V6 turbo, a esquadra alemã apareceu dominante na F1, sendo que a escuderia de Maranello só surgiu como a fábrica que mais conseguiu se aproximar da rival no ano passado, ainda que não o bastante para encerrar o comando do time de Nico Rosberg e Lewis Hamilton.
Atualmente, equipes tem fichas para desenvolverem seus motores (Foto: Getty Images)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Ainda segundo a publicação germânica, a partir de 2017 todos os times poderão desenvolver seus propulsores sem serem limitados pelo regulamento, como acontece atualmente por meio do sistema de fichas.

Desde a introdução dos motores híbridos em 2014, as fabricantes possuem uma quantidade de fichas de desenvolvimento – áreas específicas em que podem mexer nas unidades ao longo do ano. Nesta temporada, por exemplo, a Ferrari aplicou 72% dos 32 tokens que tinha à disposição já nos testes de Barcelona, bem mais do que os 59% da Mercedes, alvo da escuderia de Maranello.

Em números absolutos, a Ferrari já gastou 23 dos 32 tokens – 4 além dos 19 utilizados pela Mercedes. As duas principais fornecedoras de motores da F1 ficam, portanto, com um desenvolvimento mais limitado para o resto do ano. Quem mais poupou foi a Renault. A Honda já usou 18 de suas 32 fichas. 

 
Na terça-feira (26), o Grupo de Estratégia e a Comissão de F1 se reuniram para definir se adotariam mudanças agressivas no regulamento de 2017 ou se permaneceriam com o atual código. O debate, no entanto, não foi adiante, já que o encontro não teve quórum o suficiente para definir a questão.

Neste fim de semana, acontece a quarta etapa do Mundial, o GP da Rússia. O GRANDE PRÊMIO transmite em TEMPO REAL os treinos, a classificação e a prova. No Facebook, vai rolar o exclusivo LIVE GP,  a segunda tela com comentários ao vivo e em vídeo da corrida, com um convidado especial; curtam a página já.

PADDOCK GP #26 (VERSÃO 3) DEBATE F-E, MOTOGP, INDY E F-1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.