F1 aumenta testes para asas flexíveis e estuda forçar mais pit-stops no GP de Mônaco
A Comissão da F1 divulgou, nesta terça-feira (18), mudanças no regulamento da temporada 2025, especialmente envolvendo as polêmicas asas flexíveis e o limite de caixas de câmbio usadas por equipes. Mas ainda estuda uma importante mudança para melhorar o espetáculo no tradicional GP de Mônaco
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Comissão da F1 anunciaram, nesta terça-feira (18), uma sequência de mudanças aprovadas para o regulamento da temporada 2025. Entre as diretrizes confirmadas estão o aumento de testes de asas flexíveis e o fim da limitação de caixas de câmbio usadas pelas equipes. Mas o que mais chamou a atenção ainda será discutido pela entidade e envolve uma proposta de pit-stops obrigatórios no GP de Mônaco.
Entre as mudanças confirmadas pela Comissão da Fórmula 1 estão testes “mais rigorosos” das asas traseiras a partir do início da temporada e das asas dianteiras a partir do GP da Espanha. A medida acontece depois da própria FIA descartar novos testes para avaliar a flexibilidade das peças no ano passado. A mudança no regulamento já vinha sendo discutida nos bastidores, após diversas equipes mostrarem preocupação com os artifícios usados por concorrentes em 2024, especialmente a McLaren.
Agora, a nova diretriz técnica entra em vigor após durante o fim de semana do GP da Espanha, em 1º de junho, nona etapa do calendário. A saga das asas flexíveis pautou boa parte da temporada 2024 como uma batalha de desenvolvimento fundamental entre as principais equipes, com Ferrari e Red Bull questionando a legalidade do uso pela McLaren. A FIA não considerou ninguém culpado por violar o regulamento e deu a entender que nenhuma mudança seria feita nas regras. As principais equipes seguiram trabalhando, mas uma nova diretriz técnica imposta pela federação no fim de janeiro agora muda tudo. A flexibilidade será reduzida de 15 para 10 mm de curso em testes de suporte de carga.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Outras novidades que serão implementadas e foram divulgadas pela FIA são o fim do sistema de refrigeração dos carros após os trabalhos — com possibilidade de exceções a serem definidas de maneira prévia — e o fim do limite de caixas de câmbio por equipes, pois a entidade diz que a confiabilidade atual da peça deixa a regulamentação obsoleta.
Além disso, FIA e Fórmula 1 estudam aumentar o número de pit-stops obrigatórios durante o tradicional GP de Mônaco. Atualmente, cada equipe tem uma parada mandatória para troca de pneus, mas as partes querem mais movimentação nos boxes como forma de “promover uma melhor corrida” nas estreitas ruas monegascas. A ideia já foi aprovada inicialmente pela comissão, mas será discutida novamente nas próximas semanas.
Por fim, a FIA fez modificações também no regulamento da temporada 2026 da Fórmula 1, quando os carros vão passar por significativas mudanças. A comissão destacou a contribuição de todas as equipes e fornecedoras de unidades de potência na melhoria aerodinâmica dos carros visando “um controle de energia mais eficiente na próxima geração de bólidos”.
A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.

