F1 dedica ao menos um dia da primeira semana da pré-temporada aos testes dos novos pneus de chuva da Pirelli

De acordo com o site americano ‘Motorsport.com’, a F1 vai ter ao menos um dia da primeira semana de testes coletivos da pré-temporada dedicado a avaliação dos novos pneus de chuva da Pirelli. As atividades estão marcadas entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março no circuito de Barcelona, na Espanha

 

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A primeira semana de treinos coletivos da pré-temporada 2017 da F1 vai ter ao menos um dia de pista molhada para a análise dos novos pneus de chuva da Pirelli. A informação é do site americano ‘Motorsport.com’.

 
Embora a fabricante italiana tenha recebido a permissão para conduzir dois dias de testes com os compostos, mas usando um carro modificado, a ideia agora é andar com os modelos reais antes do GP da Austrália. Por isso, a marca de Milão decidiu usar a sessão inicial – que ocorre entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março em Barcelona – para avaliar os pneus. 
 
A preocupação da fornecedora única da F1 também mora no fato de que, na temporada 2017, a direção de prova dos GPs pretende autorizar largadas paradas após os períodos de safety-car, e isso significaria que, sem as avaliações, os pilotos iriam para Melbourne sem qualquer conhecimento dos pneus de chuva. 

Durante o ano passado, a Pirelli conduziu uma série de testes com os novos pneus em diversos circuitos e chegou a molhar a pista em Barcelona, na Espanha, e em Paul Ricard, na França. Os trabalhos, entretanto, foram feitos usando carros de 2015 modificados. 

A Pirelli já havia conduzido testes com pista molhada na mesma Barcelona em 2016 (Foto: Pirelli)

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O uso de um dia de testes da pré-temporada como forma de avaliação dos pneus de pista molhada está no regulamento esportivo da F1, mas sempre foi difícil simular artificialmente tais condições. E as equipes também nunca estiveram muito interessadas em ‘gastar’ um dia dos treinos para adquirir informações de compostos de chuva.

 
Porém, a mudança para pneus mais largos em 2017 também significa que o desempenho dos compostos intermediários e de chuva vão ter um comportamento diferente, e não só com relação ao desempenho, mas também à durabilidade. 
 
Portanto, de acordo com a publicação, um acordo foi estabelecido para se fazer um dia de testes com os pneus de chuva. Mas se não houver precipitação nos primeiros três dias de atividades em Barcelona, então o circuito catalão receberá caminhões-tanque para molhar artificialmente o traçado. 
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