F1 estuda mudanças no formato dos finais de semana de GP e pode introduzir corrida classificatória aos sábados

Já para a temporada 2016, a F1 estuda mudanças no formato dos finais de semana de GP e pode optar pela realização de uma corrida classificatória no sábado para a definição do grid de largada

O comunicado divulgado pelo Grupo de Estratégia da F1 nesta quinta-feira (2) encerra com uma informação que pode resultar em um formato de fim de semana completamente diferente nas etapas do Mundial: duas corridas seriam realizadas.

O Grupo de Estratégia se reuniu neste fim de semana, e propostas para uma mudança na programação das etapas do campeonato foram debatidas. A principal delas, de acordo com o jornalista Will Buxton, da NBC Sports, é que o TL3 se transformaria na classificação, e que uma corrida classificatória na tarde de sábado é que definiria o grid de largada para o GP de domingo.

Formato semelhante já é adotado em outras categorias, como o Mundial de GT. A ideia é que essa nova prova tenha duração de uma hora.

Largada, F1, Áustria, 2015 (Foto: AP)

"Diversas empolgantes e inovadoras mudanças à classificação e ao formato dos finais de semana de corrida também foram discutidas e estão sendo avaliadas pela FIA e pela FOM para introdução já na temporada 2016", diz a nota oficial.

Há duas semanas, no fim de semana do GP da Áustria, o presidente da FIA havia comentado sobre o assunto.

"O formato do fim de semana pode ser melhorado. Se deveríamos aumentar ou encurtar a corrida em dez voltas, é algo a ser debatido. Deveríamos fazer uma corrida curta no sábado? Por que não?", falou Jean Todt.

Qualquer mudança envolve muitas questões logísticas e de negócios, como, por exemplo, a venda das atividades para a televisão, bem como questões referentes ao regulamento técnico e esportivo. Uma proposta final ainda precisaria ser aprovada pelo próprio Grupo de Estratégia em uma próxima reunião.



(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

DUAS CORRIDAS EM 2016?F1 estuda mudanças no formato dos finais de semana de GP e pode introduzir corrida classificató…

Posted by Grande Prêmio on Quinta, 2 de julho de 2015

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.