F1 fecha primeira temporada em 16 anos sem Hamilton ou Vettel como campeão ou vice

A temporada 2022 da F1 marcou a primeira desde 2006 em que Lewis Hamilton ou Sebastian Vettel não foram campeão ou vice. Max Verstappen e Charles Leclerc encerram a sequência de 16 anos

Foram 16 anos até que Lewis Hamilton ou Sebastian Vettel não terminassem como campeão ou vice uma temporada da Fórmula 1. Neste domingo (20), com o encerramento do campeonato, Max Verstappen e Charles Leclerc fecharam o ano em primeiro e segundo, respectivamente, encerrando a longa sequência.

No caso de Hamilton, foi a pior temporada em termos de posição final. O heptacampeão terminou em sexto, superando negativamente os quinto lugares de 2009 e 2011, com a McLaren. Vettel, por sua vez, igualou a 12ª colocação de 2021 e foi melhor que o 13º de 2020, com a Ferrari, e o 14º, em 2007, com BMW e Toro Rosso, quando disputou apenas oito corridas.

Sebastian Vettel se despediu da F1 neste domingo, mas Lewis Hamilton segue no grid em 2022 (Foto: Aston Martin)

A sequência de Hamilton e Vettel começou em 2007, ou seja: no primeiro ano em que apareceram no grid da Fórmula 1. Em outras palavras, dá para dizer que, desde que Lewis e Seb estrearam, nunca tinham ficado juntos abaixo do terceiro lugar na classificação final.

No período, Hamilton levantou sete campeonatos e ainda teve três vices, enquanto Vettel foi tetracampeão e vice em outras três oportunidades. Em 2006, na última vez sem um dos dois no top-2 antes de 2022, Fernando Alonso foi campeão em cima de Michael Schumacher.

Antes de encerrar completamente os trabalhos deste ano, a Fórmula 1 ainda tem o teste de novatos na mesma pista de Abu Dhabi, nesta semana. Depois, só em 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.