F1 indica concorrência aberta entre Monza e Ímola para casa do GP da Itália em 2026

Stefano Domenicali admitiu que Itália tem altas chances de não conseguir manter duas corridas no calendário da Fórmula 1 em 2026. Decisão entre Monza e Ímola deve ser feita baseada em estrutura

Às vésperas do GP da Emília-Romanha, em Ímola, Stefano Domenicali, atual CEO da Fórmula 1, indicou que a Itália deve perder o privilégio de sediar duas corridas do Mundial em 2026. Hoje, o país também recebe uma etapa em Monza, em setembro. Porém, críticas relacionadas a questões estruturais podem fazer com que a categoria escolha entre uma ou outra.

Em entrevista ao jornal La Gazzetta dello Sport, Domenicali afirmou que é possível manter as duas corridas italianas no calendário, algo que acontece desde 2020, mas que atualmente é difícil pelas críticas em relação a estrutura das pistas, além do crescente interesse de outras partes em sediar provas da F1.

Relacionadas


“Manter as duas corridas na Itália em 2026 é possível, mas objetivamente é bem difícil. De qualquer forma, existe uma necessidade de mudança não apenas pela segurança das pistas, mas também pelos serviços oferecidos aos fãs, considerando os pedidos que recebemos no resto do mundo. Temos muitos países com interesse crescente na F1 no Oriente e nos Estados Unidos, mas a Europa está demonstrando sinais interessantes após a iniciativa de Madri”, declarou.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Max Verstappen fez o trabalho completo em Ímola, com pole, vitória e volta mais rápida (Foto: Guglielmo Mangiapane/AFP)

Stefano também destacou a importância da prova em Ímola no aniversário de 30 anos das mortes de Ayrton Senna e Roland Ratzenberger, além do retorno ao local após as fortes enchentes que forçaram o cancelamento da corrida de 2023.

“É um GP especial porque nos lembra o quão rápido o tempo passa e é capaz de apagar certas memórias, mas se bem aproveitadas, podemos usá-las de forma importante. As tragédias de Senna e Ratzenberger e a enchente de 2023 são semelhantes na lembrança deste GP. Os acidentes mudaram a abordagem para a segurança recuperar uma vida normal após um evento catastrófico”, completou.

O GP da Emília-Romanha de Fórmula 1 acontece entre 17 e 19 de maio no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, na Itália,

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.