F1 rebate FIA e sai em defesa de Toto e Susie Wolff por conflito de interesses

Fórmula 1 se pronunciou sobre investigação da FIA sobre possível conflito de interesses e compartilhamento de informações sigilosas do casal Toto e Susie Wolff

A Fórmula 1 rapidamente se pronunciou sobre a investigação da FIA, lançada nesta terça-feira (5), sobre o casal Toto e Susie Wolff, que estão sob a mira do órgão por conta de conflito de interesses. Em nota oficial, a categoria afirmou que o comunicado da Federação não foi compartilhado com a F1 de forma antecipada.

A categoria também afirmou que tem confiança de que as acusações em cima do casal são falsas, além de ter protocolos intensos para impedir o compartilhamento de informações sigilosas. Toto é chefe de equipe da Mercedes, que também se pronunciou a respeito do tema, enquanto Susie é diretora da F1 Academy, campeonato exclusivo de pilotas que está sob o guarda-chuva da Formula One Management.

“Tomamos conhecimento do comunicado público feito pela FIA nesta noite, que não tinha sido compartilhado conosco antes. Temos total confiança de que as alegações são falsas e temos procedimentos robustos que garantem isolamento em caso de qualquer potencial conflito de interesses. Estamos confiantes que nenhum membro do nosso time fez qualquer divulgação não autorizada a um chefe de equipe. Alertamos qualquer pessoa a não fazer alegações imprudentes e sérias sem provas”, disse a Fórmula 1 em comunicado oficial.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Susie Wolff chefiará a F1 Academy (Foto: Venturi)

Dentro do paddock da Fórmula 1, há a preocupação de que a dupla tem acesso a informações que normalmente não estariam disponíveis, o que poderia ser visto como conflito de interesses.

A suspeita é que Toto teve acesso a informações confidenciais de atividades da FOM, algo que outros chefes de equipe não têm, enquanto Susie foi informada das principais discussões entre os chefes, o que pode ser de uso da categoria. Uma reportagem feita pela revista Business F1 apontou que um comentário feito por Toto durante uma reunião de chefes virou alvo das reclamações dos adversários, por entenderem que a informação dada só poderia ter vindo da Formula One Management.

Até o momento, nenhum outro mandatário da categoria se pronunciou publicamente sobre o tema. Toto e Susie Wolff são casados desde 2011. Ele se tornou chefe de equipe da Mercedes em 2013, guiando o time a oito títulos de Pilotos e Construtores na Fórmula 1 desde então, além de hoje ter 33% das ações da esquadra na Fórmula 1.

Susie é ex-pilota de categorias como DTM e Fórmula Renault. Ela é a mais recente pilota a participar de um fim de semana de atividades de pista da Fórmula 1, guiando no TL1 do GP da Inglaterra de 2014. Em 2018, se tornou chefe de equipe da Venturi, na Fórmula E, e foi promovida ao posto de diretora-executiva em 2021, mas anunciou a saída em 2022, pouco tempo depois virando diretora da F1 Academy.

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.