Fabricantes de motor se queixam e manifestam preocupação com vantagem desleal da Honda em 2015

Ferrari, Mercedes e Renault já mostraram preocupação com uma possível vantagem da Honda no desenvolvimento dos motores V6 na F1. Enquanto as rivais vão colocar suas unidades na pista a partir do próximo ano, a marca japonesa só ingressa na competição em 2015

Stefano Domenicali fala em vantagem da Honda (Foto: Getty Images)

Fabricantes de motores da F1 já manifestam preocupação com a Honda. As fornecedoras entendem que a marca japonesa pode ter uma vantagem desleal com relação ao desenvolvimento dos novos motores V6, especialmente porque vai retornar o campeonato um ano após a introdução das novas regras.

A gigante nipônica vai estrear seu motor V6 turbo apenas em 2015, quando retoma a parceria com a McLaren na F1, enquanto Ferrari, Mercedes e Renault vão colocar suas unidades na pista em pouco mais de um mês.

Enquanto a Honda acredita que a entrada tardia vai representar uma desvantagem, suas futuras rivais, que devem congelar o desenvolvimento depois de 28 de fevereiro ― a menos que seja para melhorar a confiabilidade ―, acreditam que a fabricante vai ter mais tempo de evolução porque não terá a obrigação de limitar o trabalho no novo motor no próximo ano.

"Nós conversamos longamente sobre o assunto com outras fabricantes, mas não encontramos nenhuma solução", disse Stefano Domenicali, chefe da Ferrari. "Nós não podemos impor à Honda o congelamento do motor, uma vez que ainda não está registrado na competição e, acima de tudo, uma atitude assim afastaria novos fabricantes", acrescentou o dirigente intaliano.

"Percebemos que a empresa japonesa, portanto, será capaz de desfrutar de uma grande vantagem, podendo adaptar o seu motor em função dos problemas que surgirem ao longo da próxima temporada, mas não temos como impedir", encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.