Alonso acusa Russell de cavar punição de Verstappen no Catar: “Estava em volta lenta”
Fernando Alonso sugeriu que George Russell teria induzido punição sofrida por Max Verstappen na classificação do GP do Catar de Fórmula 1
Fernando Alonso opinou sobre uma das grandes polêmicas do final de semana, que foi a punição sofrida por Max Verstappen na classificação do GP do Catar, disputada no última sábado (30). O espanhol acusou George Russell de cavar a sanção ao neerlandês e ironizou a manobra do representante da Mercedes durante a volta de aquecimento para a tentativa final de marcar a pole no autódromo de Lusail.
A Federação Internacional de Automobilismo [FIA] puniu Verstappen em uma posição no grid de largada, perdendo a pole-position e largando logo atrás de Russell no domingo (1). A alegação é de que o neerlandês bloqueou o rival, no entanto, ambos estavam na volta prévia à tentativa derradeira de registrar tempo no Q3 do Catar.
Alonso ironizou a punição, justamente por estar em um giro em que o tempo não seria marcado. O espanhol criticou a postura de Russell, que teria acelerado em direção a Verstappen. Na versão do britânico, o bloqueio contribuiu para perder a pole em Lusail. Já o neerlandês, declarou ter perdido o respeito pelo adversário, que julgou ser “outra pessoa atrás da câmeras”.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Bortoleto sai do Catar 0,5 ponto à frente de Hadjar. Confira classificação da F2 2024
“Li sobre isso no noticiário, que Max recebeu uma penalidade, mas não sei exatamente o motivo. Verstappen estava devagar, mas George também vinha em sua volta lenta. Se estiver em um giro de aquecimento em Abu Dhabi, devo acelerar em direção ao carro à minha frente para este receber uma penalidade? Não sei…”, disse Alonso à versão turca do site Motorsport.
Alonso não foi taxativo, mas deu uma cutucada na direção de prova, cada vez mais envolta em polêmicas e que recebeu no Catar alguns questionamentos, como no stop-and-go de 10s para Lando Norris, por não ter reduzido a velocidade durante trecho de bandeira amarela. Esta foi a segunda corrida em que Rui Marques, substituto de Niels Wittich, atua como diretor de prova da Fórmula 1.
“É um exemplo de que as regras podem ser interpretadas desta maneira. Por que não poderia forçar o piloto à minha frente a acelerar para cometer um erro e ser punido?”, encerrou Alonso.
A Fórmula 1 retorna já neste fim de semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi. Será a 24ª e última etapa da temporada 2024.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.