Alonso critica F1 por tirar conversas de rádio de contexto: “Pessoas não entendem”

Após questionar a decisão da Aston Martin em antecipar a primeira parada nos boxes no Japão, Fernando Alonso afirmou que não vê problema em discussão entre pilotos e equipes no canal de comunicação

Fernando Alonso foi taxativo ao afirmar que “99% dos fãs” não entendem o significado das mensagens via rádio divulgadas durantes as transmissões dos GPs de Fórmula 1. Embora o canal de comunicação entre pilotos e equipes tenha aberto a possibilidade da grande audiência entender mais sobre estratégias e o que se passa nos bastidores das corridas, o bicampeão ratificou que o público como um todo, inclusive a imprensa, não tem conhecimento do contexto que conduz as conversas no rádio.

O tema sobre as mensagens serem tiradas de conjuntura pela F1 surgiu quando Alonso questionou a decisão da Aston Martin em antecipar a primeira parada nos boxes durante o GP do Japão. Na conversa com a equipe, o piloto do carro #14 disse “vocês estão me jogando aos leões” sobre o fato de retornar do pit-stop no meio do tráfego intenso, o que resultou no oitavo lugar em Suzuka.

Relacionadas

“Depois de Suzuka, acho que a motorsport.com divulgou a mensagem de rádio dizendo que eu estava no tráfego após minha parada. Fiquei um pouco surpreso, porque não sei qual é o problema em discutir com a equipe”, apontou o espanhol, em entrevista coletiva após o GP do Catar, prova seguinte a corrida no Japão.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fernando Alonso (Foto: Aston Martin)

Alonso acredita que o caso do rádio em Suzuka comprova que os fãs, mas principalmente a imprensa, não têm uma imagem completa das motivações das discussões entre pilotos e engenheiros. “Obviamente, você não tem informações sobre como o fim de semana está indo, as reuniões que temos em uma manhã de domingo”, afirmou.

“No grid de largada, a conversa em Suzuka era: ‘Não pare cedo demais, porque com nossa falta de velocidade nas retas, ficaremos presos no tráfego’. Portanto, quando a mensagem de rádio sai, 99% das pessoas não entendem o nível de maturidade e complexidade”, concluiu.

Piloto da Haas, Nico Hülkenberg trouxe um outro ponto de vista sobre o tema ao dizer que as mensagens via rádio são tiradas do contexto por fazerem parte do fator ‘entretenimento’ na F1. “Todos nós sabemos que, se você disser algo interessante, relevante, isso será divulgado”, acrescentou.

“Portanto, conhecemos as consequências e, obviamente, temos controle sobre isso, mas não precisamos dizer. Às vezes, no calor do momento ou em uma atitude mais emocional, desabafamos ou fazemos algo parecido. Acho que está tudo bem. Sabemos que estamos competindo, mas, no final das contas, também somos um entretenimento”, completou Hülkenberg.

Fórmula 1 volta na próxima semana, entre os dias 20 e 22 de outubro, em Austin, com o GP dos Estados Unidos, o primeiro da última perna tripla da temporada. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

FUTURO de Pérez em JOGO: vice ou NADA na F1 2023 | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.