Alonso critica queda da Aston Martin na F1: “Red Bull teve problemas, e não estamos lá”

Fernando Alonso relembrou início forte em 2023 e lamentou que Aston Martin não tenha conseguido aproveitar os problemas da Red Bull na temporada atual. Para ele, o time inglês não conseguiu acompanhar o ritmo da concorrência

Enquanto a disputa entre as principais equipes do grid aumenta na Fórmula 1, com vitórias de Red Bull, Ferrari, Mercedes e McLaren ao longo do ano, a Aston Martin vive uma realidade diferente. De desafiante constante ao pódio no início do ano passado, o time inglês tem um sétimo lugar de Lance Stroll como melhor resultado nas últimas cinco etapas. Ao responder sobre o momento da equipe, Fernando Alonso lembrou dos momentos positivos na primeira metade de 2023.

“As coisas são assim”, disse Alonso. “No ano passado, éramos os melhores do resto. A Red Bull era imbatível. Eles nunca tinham um pit-stop ruim, uma batida, uma classificação ruim, qualquer problema. E ficávamos sempre em segundo ou terceiro”, relembrou.

“Em todas as fotos dos meus pódios no ano passado, Checo [Pérez] e Max [Verstappen] estão comigo. Estavam em primeiro e segundo ou primeiro e terceiro, e eu entre os dois”, destacou.

Segundo Alonso, entretanto, a Red Bull passou a dar oportunidades em 2024 — porém, desta vez, a Aston Martin não tinha mais nível para aproveitar. O bicampeão mundial, então, lamentou que a equipe não tenha conseguido acompanhar as evoluções das rivais.

Na última etapa antes da pausa de verão, Alonso foi oitavo na Bélgica (Foto: Aston Martin)

“As coisas mudaram um pouco, e não estamos lá para aproveitar as oportunidades”, lamentou. “Dissemos muitas vezes no ano passado que tínhamos de nos manter lá. Precisávamos caçá-los e, quando tivessem uma falha, precisávamos aproveitar”, pontuou.

“Porém, quando eles começaram a ter problemas, não estávamos mais lá [para aproveitar]. Então, depende de nós. Não conseguimos acompanhar esse ritmo”, finalizou Alonso.

Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.