Alonso mostra confiança em mudanças e vê Aston Martin “em posição melhor” para 2025
Bicampeão mundial da F1, Fernando Alonso destacou trocas internas da Aston Martin após mais uma temporada decepcionante em 2024. Para o espanhol, equipe chega em 2025 em situação muito melhor para alcançar as rivais no campeonato
Presente ao evento de lançamento das pinturas da F1 2025, Fernando Alonso demonstrou otimismo sobre a temporada que se aproxima. Segundo ele, a Aston Martin aproveitou a parte final do campeonato passado para fazer experiências e aprender, algo que vai ajudar a equipe a abrir a competição deste ano em “posição melhor” do que em 2024.
Além disso, o espanhol reforçou o esforço da Aston Martin em fortalecer outras áreas da equipe, como o simulador da fábrica. Para Alonso, essa é uma das mudanças que permite à equipe britânica ter um pouco mais de “precisão” na hora de desenvolver o carro.
“Acho que aprendemos muito no ano passado”, disse Alonso. “A segunda parte da temporada foi um tipo de experimento para aprendermos ainda mais para 2025. O simulador também foi atualizado. Então, estamos trabalhando muito lá também para conseguir desenvolver o carro com um pouco mais de precisão do que nas temporadas recentes”, explicou.
Junto às melhorias estruturais e as mudanças no corpo técnico, a Aston Martin também confirmou Andy Cowell, ex-chefão de motores da Mercedes, como novo CEO e chefe de equipe. O antigo diretor-executivo, Martin Whitmarsh, deixou o time, enquanto o ex-chefe, Mike Krack, foi movido para o posto de diretor de pista.

Alonso, então, celebrou as mudanças e disse enxergar uma equipe mais preparada em 2025. Até por isso, o espanhol reconheceu que a Aston Martin começa alguns passos atrás das rivais — mas tem tudo para encostar nelas rapidamente.
“Temos novas ferramentas, uma nova organização, novas pessoas para cuidarem de algumas fraquezas que identificamos no ano passado. Acho que começamos em uma posição muito melhor. E ainda temos muito trabalho a fazer, sem dúvidas. Perdemos um pouco de tempo no ano passado, mas achamos que poderemos alcançar [os outros] bem cedo”, completou Alonso.
A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

