Alonso elogia segurança, mas critica mudanças na F1: “Muitas foram para pior”
Fernando Alonso elogiou avanços em segurança na F1, mas criticou algumas mudanças nos carros. Entre elas, citou o peso excessivo e a falta de um som "característico"
Durante o evento F175, que revelou as pinturas dos carros em Londres, Fernando Alonso revelou sua visão sobre a Fórmula 1 do futuro e destacou o que gostaria de ver na categoria daqui a 25 anos. O bicampeão elogiou a evolução do esporte em termos de segurança, mas criticou as mudanças nos carros e afirmou que muitos dos ajustes nas últimas décadas tornaram a categoria pior.
Piloto mais experiente do grid, com mais de 20 temporadas e 400 GPs disputados, o espanhol acredita que a segurança foi a maior evolução. No entanto, Alonso vê negativamente o aumento de peso dos carros, a previsibilidade das corridas e a perda do som “característico” dos motores.
“Tirando a segurança, muitas das outras mudanças que a F1 sofreu foram para pior. Temos carros mais pesados, sem aquele som característico e corridas mais previsíveis”, criticou. “Não temos os reabastecimentos, as paradas nos boxes já não trazem o mesmo jogo estratégico. Quando chove, os carros são muito grandes, os pneus são enormes, não há visibilidade”, explicou.
Apesar das críticas aos carros atuais, o bicampeão mundial voltou a elogiar os avanços em segurança, exaltando como o esporte se tornou menos perigoso para todos os envolvidos. Ao falar sobre o futuro, o asturiano disse que o ideal seria uma mistura do passado com o presente: manter os avanços em segurança, mas trazer de volta carros mais leves e desafiadores, com o barulho que marcou épocas como os anos 2000.

“Nos últimos 25 anos, o maior e melhor avanço foi a segurança. Os carros são muito mais seguros, antes havia muito risco para pilotos, mecânicos e comissários. Era um esporte muito mais perigoso”, afirmou Alonso.
“Existem coisas em que, talvez, o esporte estivesse um pouco melhor há 25 anos, tirando a questão da segurança. Precisamos mantê-la, mas voltar a ter carros mais leves, com um som bonito, que divirtam o público e sejam atrativos até para as simulações”, defendeu.
A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

