Alonso explica tática “agressiva” na largada em Mônaco: “Fomos para o tudo ou nada”
Fernando Alonso surpreendeu ao alinhar com pneus duros para a largada do GP de Mônaco, mas explicou que a estratégia foi debatida com a Aston Martin e era o momento ideal para arriscar
Fernando Alonso surpreendeu ao aparecer alinhado na primeira fila do GP de Mônaco, realizado no domingo (28), com os pneus duros, escolha raramente usada por quem parte das primeiras posições. Na visão do espanhol, no entanto, a decisão da Aston Martin foi corajosa e mostra o quão “agressiva” a equipe pode ser na busca pela primeira vitória da temporada 2023 da Fórmula 1.
O segundo lugar em Monte Carlo foi o melhor resultado da equipe de Silverstone na temporada, que chegou ao quinto pódio em seis GPs disputados — todos com Alonso. Apesar do risco na escolha da borracha, o espanhol acredita que, na verdade, o que decidiu a corrida não foi nenhum erro do lado dos ingleses, e sim a superioridade de Max Verstappen.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
“Acho que não tínhamos chance [contra a Red Bull], para ser sincero”, admitiu o espanhol. “Fomos corajosos na estratégia; não é normal você largar na primeira fila de pneu duro, tentando fazer o oposto dos líderes. Isso mostra o comprometimento da equipe e a agressividade de todos na Aston Martin em busca da vitória”, ressaltou.
“Sabíamos que havia alguma desvantagem nessa estratégia. Poderíamos terminar talvez em quinto, sexto, ou algo assim — fora do pódio. Mas discutimos pela manhã e falamos que tínhamos alguns pódios este ano, portanto fomos para o tudo ou nada”, completou Fernando.
“Acho que foi uma boa estratégia. Mas o pneu médio estava se comportando surpreendentemente bem em nossa opinião. Esperávamos uma granulação ou desgaste maior, e Max conseguiu dar 50 voltas em um ritmo incrível. Foi por isso que ele venceu a corrida: não por conta da estratégia, mas porque ele foi mais rápido do que nós”, finalizou o asturiano.
O pit-stop de Alonso também foi complicado, pois o piloto colocou slicks médios quando já chovia em Monte Carlo. O piloto, porém, defendeu a tática da equipe, dizendo que a pista estava “99% seca” na hora da parada.
A Fórmula 1 volta já na semana que vem, entre os dias 2 e 4 de junho, com o GP da Espanha, em Barcelona, sétima etapa da temporada 2023. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.