Alonso diz que foi ao Q3 com volta “fora da lógica” e garante corrida “anônima” em Baku

Fernando Alonso considerou que chegou ao Q3 por sorte, já que poderia ter ficado no Q1 sem um revés de Lando Norris e fez uma volta “fora da lógica” na fase seguinte. Ainda assim, espanhol mostrou pouca confiança em um bom resultado no GP do Azerbaijão

Fernando Alonso olha para o GP do Azerbaijão com os pés fincados no chão. O espanhol acredita que chegou à fase final da classificação deste sábado (14) com uma volta “fora da lógica” e garante que terá uma atuação “anônima” em Baku.

Alonso garantiu o oitavo posto no grid ao cravar a melhor das 19 voltas que fez nesta tarde em 1min42s369, 1s004 mais lento do que Charles Leclerc, o dono da pole.

Relacionadas


A ida ao Q3, porém, não ilude. Alonso ficou feliz com o resultado, mas ciente de que a Aston Martin só poderá melhorar quando tiver atualizações.

“A verdade é que estou muito contente pela classificação de hoje, pois tivemos um fim de semana constante, onde não fomos nem muito rápidos, um pouco a tendência das últimas corridas. Até trazemos alguma melhoria importante, estamos em um momento difícil e aqui, pelas características da pista, também”, disse Alonso ao serviço de streaming espanhol DAZN.

Fernando Alonso ficou surpreso por chegar ao Q3 (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Na visão de Fernando, a classificação poderia ter terminado para ele ainda no Q1, caso Lando Norris não tivesse tido um revés. O vice-líder do campeonato vai largar apenas em 17º.

“Se Norris terminasse a volta, suponho que teria sido eliminado no Q1. Mas aí, no Q2, eu estava em quinto, então isso mostra que cada volta, estando tão perto um dos outros, não é bem uma loteria, mas você tem de fazer tudo perfeito para estar na ponta e, se erra alguma coisa, fica atrás de todo mundo”, indicou. “Foi uma dessas classificações no limite, na qual tivemos a sorte de acabar na parte de cima, mas tudo pode mudar rapidamente amanhã se perdermos a concentração”, acrescentou.

Alonso disse, porém, que a volta que lhe deu o quinto tempo no Q2 não tem muita explicação.

“Disse à equipe pelo rádio no Q2, depois de ser 15º no Q1, que achava que seríamos eliminados, mas, de repente, estávamos em quinto e acho que essa volta foi um pouco fora da lógica. Isso às vezes acontece. E aconteceu hoje no Q2”, comentou.

Fernando não espera, contudo, um domingo fácil no Azerbaijão.

“Bom, vai ser como na corrida de Monza: totalmente anônimo. Tenho certeza”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Baku a partir das 8h (de Brasília, GMT-3).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.