Alonso minimiza impacto de Newey na Aston Martin em 2025: “Não vale a pena”
Fernando Alonso sabe da competência de Adrian Newey, mas acredita que o projetista só vai conseguir mostrar sua genialidade na Aston Martin a partir de 2026
A Aston Martin confirmou que vai passar a contar com Adrian Newey no projeto da Fórmula 1 a partir de 2025, mas Fernando Alonso disse que os impactos do ‘Mago da Aerodinâmica’ só serão sentidos a partir de 2026. Com o engenheiro se juntando ao time apenas no meio da temporada que vem, o bicampeão acredita que, em um primeiro momento, a chegada do engenheiro não será traduzida em performance, uma vez que a partir de março a equipe deve voltar os esforços para a temporada 2026.
Desde que a Red Bull confirmou a saída de Adrian Newey, a maioria das equipes do grid travaram uma disputa pelo engenheiro, mas a Aston Martin acabou levando a melhor. Porém, devido ao período de carência que o britânico tem de cumprir antes de voltar a assumir o posto em um novo time, ele deve iniciar a nova jornada apenas em março de 2025.
Com a próxima temporada se iniciando também em março, é impossível que o conceito do bólido britânico seja assinado por Newey — ainda que posteriormente ele possa ajudar no direcionamento das futuras atualizações. Porém, na visão de Alonso, isso não deve acontecer, uma vez que a Aston Martin deve voltar o foco o quanto antes para 2026, ano em que haverá uma mudança no regulamento de motores e também dos carros.
“Gostaria de dizer que sim, mas honestamente, não acho isso. Em março de 2025 acho que o foco da maioria das equipes serão os projetos de 2026 e a mudança de regulamentos. Você começa em março e, até conhecer todo mundo, você assume seu lugar nas fábricas apenas em abril ou maio”, destacou Alonso.
“E não acho que valha a pena gastar muito tempo na campanha de 2025, a menos que você esteja lutando pelo campeonato. Espero que tenhamos uma boa surpresa, mas duvido. Então, acho que o projeto 2026 deve ser o primeiro carro em que ele tem influência”, finalizou Alonso.
A Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em Austin, Estados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.