Alonso reitera confiança na Aston Martin e garante: “Entendemos nossas fraquezas”

Depois de uma temporada de altos e baixos em 2023, Fernando Alonso garantiu que a Aston Martin não vai cometer os erros do passado e vai ser mais competitiva em 2024

Fernando Alonso está confiante de que a Aston Martin não vai cometer o mesmo erro do ano passado, e vai ser capaz de manter uma linha de desenvolvimento eficiente para se manter competitiva na Fórmula 1 em 2024. Animado com a temporada que se aproxima, o bicampeão afirmou que a equipe aprendeu com as falhas do passado e está pronta para fazer uma campanha mais sólida neste ano.

A Aston Martin começou 2023 como a segunda força clara do grid, e, com Alonso, conquistou seis pódios nas primeiras oito corridas do ano. No entanto, o time liderado por Mike Krack perdeu força a partir do GP da Áustria e só conseguiu voltar ao top-3 na Holanda e no Brasil. A queda aconteceu porque a equipe teve problemas de desenvolvimento e não conseguiu aplicar atualizações eficientes no AMR23.

Para 2024, no entanto, Alonso está confiante de que o cenário vai ser diferente, uma vez que a equipe entendeu onde os erros foram cometidos. Porém, o bicampeão negou qualquer possibilidade de a Aston Martin apresentar, no início da temporada, um salto de desempenho similar ao que teve em 2023.

Fernando Alonso teve oito pódios em 2023 (Foto: Aston Martin)

“Estou confiante. Caso contrário, talvez não conseguisse dormir nos últimos dois meses. Mas acho que fizemos muitos experimentos e muitas mudanças em termos de compreensão dos problemas e da direção que precisamos seguir. Acho que entendemos muitas coisas, e com o carro deste ano pretendemos melhorar algumas das fraquezas que vimos em termos de desenvolvimento do carro no ano passado e que talvez tenhamos ido na direção errada algumas vezes, e entendemos um pouco tarde demais”, contou Fernando.

“Espero que tenhamos esse conhecimento, essas dificuldades do ano passado foram lições que levamos em consideração para o carro de 2024, e veremos o resultado. Acho que tivemos um bom avanço neste inverno, talvez não tão grande quanto no ano passado, porque no ano passado nossa base era muito ruim. E este ano, a linha de base é muito forte”, finalizou o espanhol.

A Fórmula retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.