Alonso relembra 2012 em luta de Verstappen por título “sem melhor carro”: “Passei por isso”
Fernando Alonso tem se lembrado da própria temporada em 2012, quando corria na Ferrari e disputou o título contra a Red Bull de Sebastian Vettel, ao ver a briga entre Max Verstappen e a McLaren
Sem esconder a admiração que sente pelo estilo de pilotagem de Max Verstappen, Fernando Alonso afirmou que tem visto na temporada do neerlandês reflexo do que ele mesmo viveu em 2012, quando brigou pelo título sem ter o melhor carro do grid. O asturiano reconheceu que será uma tarefa difícil, mas torce para que ele chegue ao penta na Fórmula 1.
Alonso corria na Ferrari em 2012 quando lutou pelo sonhado tri. Na ocasião, o principal oponente foi Sebastian Vettel — coincidentemente piloto da Red Bull, assim como Max nos dias de hoje. O atual representante da Aston Martin chegou a liderar a temporada por dez das 20 corridas realizadas, mas perdeu para Vettel por uma diferença de apenas 3 pontos.
Em 2025, Lando Norris é quem surge com a vantagem de ter nas mãos o melhor carro, enquanto a Red Bull de Verstappen luta para encontrar melhorias que possam dar ao #1 uma disputa mais igualitária contra a McLaren.
“Já passei por isso”, relembrou Alonso aos jornalistas presentes em Suzuka, no Japão. “Lutei por títulos mundiais com o terceiro, quarto carro mais rápido”, salientou.

“Portanto, é difícil no final. Assim como foi difícil vencer Vettel. Espero que ele possa lutar até o fim. Mas eles [Red Bull] precisam melhorar um pouco o equipamento”, afirmou o bicampeão, ainda que Max tenha gabarito para ser considerado postulante ao título deste ano.
“Bem, ele venceu quatro, então pode lutar com um carro um pouco menos competitivo. Mas é difícil. E acho que as pessoas não percebem o quão difícil é. Você precisa ser perfeito a cada fim de semana. E ele tem feito isso até agora”, seguiu.
“Como disse, isso me lembra 2012 de certa forma. Quando o carro não estava tão bom e nós lutamos pelo campeonato. Mas ganhar no final, vamos ver. Espero que ele consiga”, encerrou Alonso.
A Fórmula 1 volta de 11 a 13 de abril para o GP do Bahrein, em Sakhir, quarta etapa da temporada 2025.
LEIA TAMBÉM
▶️ OpiniãoGP: Norris testa inteligência e vai sofrer de novo em briga direta com Verstappen
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

