Alonso rotula classificação na Bélgica como “estressante”: “Jogo de adivinhação”
Fernando Alonso, nono colocado no grid do GP da Bélgica, destacou imprevisibilidade da classificação em Spa e a necessidade de adaptação a cada mudança nas condições de pista
O clima instável desta sexta-feira (28) na região de Spa-Francorchamps, palco do GP da Bélgica, fez da classificação para a corrida de domingo um desafio ainda maior. Com isso, Fernando Alonso disse que a atividade, marcada por mudanças constantes nos níveis de aderência da pista, foi estressante e um jogo novo a cada volta, exigindo habilidade para se adaptar e confiança no carro. Ao fim da sessão, o espanhol garantiu o nono lugar no grid de largada.
Apesar dos obstáculos enfrentados, Alonso e a Aston Martin conseguiram atingir um de seus principais objetivos ao avançarem para o Q3. No entanto, a última parte da classificação não foi tão boa como o esperado, e o piloto do carro #14 esperava estar um pouco mais à frente no grid.
Relacionadas
“A classificação foi estressante”, reconheceu Alonso. “Cada volta era um novo jogo, era preciso se adaptar o tempo todo às mudanças nos níveis de aderência. Também era necessário ter confiança no carro, estávamos fazendo curvas cada vez mais rápidas a cada volta. Então, foi meio que um jogo de adivinhação”, afirmou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
“O Q3 foi extremamente apertado. Acabamos a alguns décimos do sétimo lugar, que provavelmente era o máximo que poderíamos ter alcançado hoje”, completou o piloto.

Já pensando na corrida, o piloto espanhol disse crer em oportunidades de melhorar o desempenho em um stint mais longo. Apesar das dificuldades, o bicampeão mundial elogiou o desempenho de seu carro, mas destacou que ainda há espaço para melhorias em relação aos principais concorrentes — especialmente em ritmo de volta lançada.
“Acho que o AMR23 estava se comportando bem hoje. Ainda estamos perdendo cerca de 0s2 para nossos principais concorrentes, particularmente em voltas rápidas. Espero que possamos recuperar um pouco desse ritmo no domingo”, finalizou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO e em TEMPO REAL. Sábado e domingo, ainda tem a transmissão em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, no canal 1 do GP no YouTube. A classificação está marcada para logo mais, às 12h (de Brasília, GMT-3).

