Alonso dá volta na hora certa e lidera TL1 do GP do Japão marcado pela chuva
Fernando Alonso deu a volta no momento exato em que a pista estava perfeita para pneus intermediários e instantes antes da chuva voltar ao circuito de Suzuka, casa do GP do Japão
Conforme havia sido adiantado pelos serviços de meteorologia pelo mundo, o dia de retorno da Fórmula 1 à pista no Japão tem bastante água envolvida. A chuva parou antes do primeiro treino livre desta sexta-feira (7), em Suzuka, mas não evitou que a situação climática afetasse drasticamente a atividade. Com movimento muito menor que o normal no traçado e pneus variando entre chuva extrema e intermediários, Fernando Alonso levou a melhor e terminou na liderança com a Alpine.
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A volta mais rápida da atividade, o 1min42s248 de Alonso, surgiu com cerca de 18 minutos restantes no relógio. Bem no momento entre a pista se colocar em condições de sustentar os pneus intermediários e a piora da chuva, novamente tornando impossível andar rápido em Suzuka. Assim, o bicampeão mundial ponteia o treino no que é o retorno dele após quatro anos, visto que estava fora da F1 em 2019.
Carlos Sainz e Charles Leclerc ficaram nas posições dois e três após andarem bastante. Os dois deram, respectivamente, 12 e 13 voltas, enquanto Max Verstappen, por exemplo, nem tocou nos pneus de chuva extrema e deu somente quatro giros. O líder da Fórmula 1 ficou em sexto, atrás ainda de Esteban Ocon e Kevin Magnussen. Mick Schumacher, Lando Norris, Valtteri Bottas e Sergio Pérez fecharam o top-10.
Para as duas Mercedes, o dia foi curto. Tanto George Russell quanto Lewis Hamilton entraram na pista apenas nos últimos 15 minutos, quando a pista piorava, por conta de um vazamento de óleo originalmente vindo do carro de Russell, mas que colocou o time anglo-alemão em atenção.
Depois do fim do treino e dos testes de procedimento de largada, Mick Schumacher aquaplanou e terminou estampando o carro da Haas no muro da curva Dunlop para fechar a atividade.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão de Fórmula 1. Logo mais, o TL2 começa às 3h [de Brasília, GMT-3].
Confira como foi o TL1:
É um dia de chuva em Suzuka. Já estava avisado a pilotos e equipes antes e foi o que se confirmou na manhã japonesa da sexta-feira, antes noite da quinta-feira no Brasil. A chuva foi constante pela manhã e era esperada que retornasse logo mais, mas quando o relógio apontou 12h no horário local [0h de Brasília, GMT-3], não chovia. A pista, entretanto, estava bastante molhada.
O segundo treino livre será maior, com 1h30min de duração, por conta dos testes com os novos pneus da Pirelli, mas o TL1 teria mesmo a tradicional hora de duração. Acontece que, com água à beça no traçado, a atividade demorou a engrenar.
Após pouco mais de cinco minutos, Kevin Magnussen apareceu na pista para uma volta de instalação com pneus de chuva extrema. Yuki Tsunoda, o piloto da casa, foi em seguida e avisou à AlphaTauri que a pista “tinha alguns rios”. Estava, de fato, bastante molhada.
Nicholas Latifi, Mick Schumacher e Lance Stroll também pintaram para voltas de instalação, bem como Magnussen novamente. Ninguém abria volta rápida, porém. E Latifi quase saiu da pista enquanto contornava a última curva.
Com cada vez mais gente testando a pista, a primeira volta rápida foi de Schumacher: 1min52s537. A transmissão da TV inglesa afirmava que a Mercedes encontrou certo vazamento de óleo no carro de George Russell, algo que atrasaria a participação dele.
Com 40 minutos ainda pela frente no treino, Charles Leclerc dizia para a Ferrari que era hora de tentar andar de pneus intermediários. Preocupação na McLaren após Lando Norris avisar que tinha recebido “um aviso da unidade de força”.
Apesar do pedido de Leclerc, todos seguiam de pneus de pista molhada e era Carlos Sainz, o companheiro de Ferrari, quem assumia a liderança ao anotar 1min47s758.
Com 30 minutos de atividade pela frente, 11 pilotos haviam anotado volta rápidas. As duas Ferrari estavam na lista, mas nada de Mercedes ou Red Bull. Sainz estava na frente de Leclerc, Daniel Ricciardo, Fernando Alonso, Valtteri Bottas, Norris, Magnussen, Schumacher, Pierre Gasly, Guanyu Zhou e Tsunoda.
Apenas com 25 minutos pela frente é que Max Verstappen deu as caras na pista e já utilizando pneus intermediários. Engoliu a volta de Sainz por 3s6 e passou a controlar a tabela de tempos com 1min44s044. Em seguida, dobrou a aposta e foi para 1min43s362.
Mais gente apareceu de intermediários. Sergio Pérez, claro, na mesma Red Bull, e Esteban Ocon e Bottas foram os primeiros. Já apareceram nas primeiras colocações, mostrando que esse era o caminho e que haveria um momento de happy hour nos 20 minutos finais.
Enquanto isso, Leclerc escapava da pista na curva 11 e dava um passeio na brita e a Red Bull já avisava que a expectativa era de que a chuva devia aumentar nos próximos cinco a dez minutos. Sebastian Vettel e a dupla da Mercedes continuavam sem pintar na tabela de tempos.
Voltas ainda caíam e, assim, Leclerc e Sainz recuperavam a ponteira para a Ferrari conforme a chuva, de fato, aumentava. Mas Alonso batia ambos e virava 1min42s248.
Somente com 15 minutos pela frente é que as Mercedes saíram do pit-lane para tentarem uma volta rápida. O mesmo com Vettel, que foi logo depois. A chuva piorava a pista e encerrava efetivamente as atividades com ainda mais de dez minutos no relógio. Alonso seria mesmo o líder.
Os minutos finais ainda guardaram um retorno de Gasly e da dupla de pilotos da Alfa Romeo para trabalhar na chuva, mas nada de voltas rápidas representativas. Alonso liderava, com Sainz e Leclerc atrás. Verstappen era o sexto.
Já alguns minutos depois do fim do treino e após os pilotos fazerem os tradicionais testes de procedimentos de largada, Schumacher escapou da pista e estampou o carro no muro. “Tive uma aquaplanagem grande pessoal”, falou ao dar um trabalho enorme aos mecânicos.
Fórmula 1 2022, GP do Japão, Suzuka, TL1:
1 | F ALONSO | Alpine | 1:42.248 | |
2 | C SAINZ | Ferrari | 1:42.563 | +0.315 |
3 | C LECLERC | Ferrari | 1:42.634 | +0.386 |
4 | E OCON | Alpine | 1:43.022 | +0.774 |
5 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:43.258 | +1.010 |
6 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:43.362 | +1.114 |
7 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:43.761 | +1.513 |
8 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:43.889 | +1.641 |
9 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:43.969 | +1.721 |
10 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:44.234 | +1.986 |
11 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:44.429 | +2.181 |
12 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:44.486 | +2.238 |
13 | L HAMILTON | Mercedes | 1:44.558 | +2.310 |
14 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:44.570 | +2.322 |
15 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:44.791 | +2.543 |
16 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:44.878 | +2.630 |
17 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:45.424 | +3.176 |
18 | G RUSSELL | Mercedes | 1:46.103 | +3.855 |
19 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:46.192 | +3.944 |
20 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:48.090 | +5.842 |