Ferrari admite que “começo não é ideal” e tenta reduzir altura do carro: “Todos queremos”
Frédéric Vasseur admitiu que a Ferrari busca reduzir a altura do carro para encontrar performance, mas minimizou o desempenho abaixo do esperado apresentado pelo time nas primeiras corridas de 2025
O início de temporada da Ferrari na Fórmula 1 em 2025 é frustrante, mas não é motivo para desespero do chefe de equipe Frédéric Vasseur. No terceiro ano à frente da Scuderia italiana, o mandatário mantém a calma apesar dos resultados negativos no início de jornada, e inclusive comparou com as campanhas mais recentes do time.
Em três corridas disputadas, o melhor resultado da Ferrari até aqui foi o quarto lugar de Charles Leclerc no GP do Japão. Para piorar a situação, o time amargou uma desclassificação dupla no GP da China. No momento, a Scuderia é apenas quarta colocada no Mundial de Construtores, com 35 pontos. Para Vasseur, não é motivo de desespero.
“Estou acostumado porque nos últimos dois anos começamos assim. Não é ideal, gostaria de ter vencido a primeira. Mas não precisamos mudar a abordagem do ano passado porque estamos em situação parecida. Talvez pior em termos de ritmo, e a reação do time foi muito forte. Trabalhamos como equipe, demos passos pequenos de cada vez. Precisamos manter a abordagem, mas não é ideal”, comentou.
▶️ LEIA TAMBÉM: Norris testa inteligência e vai sofrer de novo em briga direta com Verstappen
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Na China, Leclerc foi desclassificado por estar com a SF-25 abaixo do peso permitido. O heptacampeão mundial Lewis Hamilton, por sua vez, foi eliminado do resultado final por uso excessivo da prancha de assoalho do carro. Fred admitiu que busca deixar a Ferrari mais baixa para encontrar melhor ritmo, mas que ainda sofre dificuldades em arranjar um equilíbrio que esteja dentro das regras.
“Todos nós queremos o carro mais baixo, teríamos mais downforce nessa situação, mas há um limite, que é o regulamento. Estamos gastando o fim de semana em saber onde é o limite e como podemos abaixar o carro. É o mesmo para todo mundo e conhecemos o tipo de carro. A performance é ligada com a altura. É uma verdade para nós e para todos, uma verdade nos últimos dois anos. Fomos desclassificados em Austin em 2023 com a Mercedes porque tentávamos alcançar o mesmo ponto. Não são as características do carro deste ano ou da Ferrari. São de todos”, completou.
A Fórmula 1 retorna já nesta semana, entre 11 a 13 de abril, para o GP do Bahrein, em Sakhir, quarta etapa da temporada 2025.

