Ferrari aguarda “excepcional” GP do Japão para “descobrir muitas coisas” sobre SF-24

Engenheiro da Ferrari, Jock Clear quer aguardar o GP do Japão para avaliar melhor o comportamento dos pneus da SF-24

Enquanto pilotos e equipes da Fórmula 1 preparam as malas para desembarcarem em Melbourne no próximo fim de semana para o GP da Austrália, a Ferrari já está ansiosa para a quarta corrida da temporada 2024, em Suzuka, entre os dias 5 e 7 de abril. De acordo com Jock Clear, engenheiro do time de Maranello, o circuito no Japão será o lugar ideal para a equipe de Charles Leclerc e Carlos Sainz observar se os problemas vistos no ano passado foram resolvidos durante o desenvolvimento da SF-24.

Durante as duas primeiras etapas do certame, no Bahrein e na Arábia Saudita, a escuderia comandada por Frédéric Vasseur foi claramente a segunda força do grid, ficando atrás apenas da Red Bull. Ainda que os sinais vistos no novo bólido sejam encorajadores, a Ferrari quer observar principalmente o nível de degradação dos pneus quando a categoria competir em uma pista que seja mais exigente com os compostos. Por isso, todos os olhos estão focados em Suzuka.

“Dada a forma como o calendário deste ano está estruturado, acho que depois de quatro corridas teremos uma ideia bastante precisa”, disse Clear. “Suzuka é, de fato, um circuito excepcional para testar um carro. Lá, nesse tipo de circuito, vamos descobrir muitas coisas”, continuou o britânico.

A escuderia mais icônica do esporte a motor ainda consegue competir em pé de igualdade contra o RB20 de Max Verstappen e Sergio Pérez durante os treinos classificatórios. No entanto, em ritmo de corrida, o carro vermelho acaba perdendo muito rendimento em comparação com os principais rivais e fica impossibilitado de entrar na briga pela vitória.

Engenheiro da Ferrari quer esperar GP do Japão para avaliar melhor a SF-24 (Foto: F1ingenerale)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O engenheiro da Ferrari, porém, garante que o modelo da temporada 2024 é superior ao antecessor, a SF-23. “A SF-24 é melhor em downforce, potência, leveza e dirigibilidade. Especificamente sobre este último aspecto, demos um grande avanço durante o inverno”, explicou Jock.

Ele ainda garantiu que Leclerc e Sainz estão satisfeitos com o progresso visto no carro, mas que ainda há problemas que precisam ser resolvidos. “Ambos os pilotos estão muito mais confortáveis ​​com o carro e com a sua maior previsibilidade, e agora têm mais medo dele quando estão atrás de alguém e as condições do vento mudam”, finalizou Clear.

Fórmula 1 volta entre os dias 22 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

O FANTASY GAME DO GRANDE PRÊMIO: clique na imagem, faça seu cadastro e dê os palpites para a próxima etapa da F1
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.