Ferrari ainda mira título de Construtores e promete “concentração total em Abu Dhabi”

Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, colocou a mira já no GP de Abu Dhabi e na perseguição à McLaren, ainda que a distância seja representativa

A Ferrari passou bem perto de ver o Mundial de Construtores terminar em favor da McLaren no GP do Catar deste domingo (1). Em determinado momento, Lando Norris e Oscar Piastri eram segundo e terceiro colocados e Norris tinha a volta mais rápida, mas tudo mudou. As chances de título da Ferrari ainda existem, e a meta é seguir buscando em Abu Dhabi na semana que vem.

Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, reconheceu que a situação é difícil, uma vez que mesmo com a sorte do Catar a equipe marcou apenas nove pontos a mais. Mas há disputa.

“São 21 pontos para a McLaren… Não acho que jamais fizemos tanto pontos assim a mais que eles. Não esperávamos ter recuperado hoje também. Vamos nos concentrar totalmente para Abu Dhabi”, comentou.

No fim das contas, Charles Leclerc passou Piastri na pista e subiu ao segundo posto após Norris ser punido por não aliviar a velocidade durante bandeira amarela – algo que fez o vice-líder da F1 terminar em décimo. Carlos Sainz foi sexto colocado após sofrer com um furo de pneu ao passar por detritos deixados por um retrovisor destruído na pista.

Carlos Sainz teve vida atrasada por furo de pneu (Foto: Ferrari)

“Com relação à punição de Norris, é uma questão de preto no branco. Há uma regra e uma punição. Já sobre o retrovisor, seria melhor ter chamado um safety-car virtual (VSC) para limpar a pista, mas os furos de pneus aconteceram imediatamente após Bottas passar cima dele, e acabaram colocando um safety-car normal. Antes era só um problema em potencial”, apontou.

Vasseur ainda falou sobre a estratégia para Leclerc após o último safety-car. Questionado por que não houve troca de pneus de Leclerc, que tinha duros e evitou colocar médios, foi taxativo: nem passou pela cabeça.

“Nunca consideramos parar durante o safety-car para colocar pneus médios em Charles. Sabíamos que nosso ritmo com pneus duros era bom e que os médios exigiriam um começo mais lento no stint, além da perda de posição nos boxes”, finalizou.

Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi. Será a 24ª e última etapa da temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Verstappen passa Russell na largada, controla Norris e vence revolto GP do Catar de F1

GP DO CATAR F1 2024 AO VIVO: tudo sobre a CORRIDA | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.