Ferrari altera asa traseira: atualizações das equipes para GP da Austrália

Seis times trouxeram atualizações em seus carros para o GP da Austrália em Melbourne, a grande maioria nas asas dianteiras e traseiras. Confira as mudanças das equipes

Fórmula 1 realiza neste final de semana a sua terceira corrida da temporada 2024, e mais da metade do grid optou por trazer atualizações em seus respectivos carros para a etapa da Austrália. Das dez escuderias, apenas Red Bull, Mercedes, McLarenHaas optaram por não mexer em nada, enquanto as demais trouxeram alterações principalmente nas asas dianteiras e traseiras para se adequar ao traçado de Melbourne.

A Ferrari segue em busca de alcançar a Red Bull e Max Verstappen. Para isso, trouxe uma atualização na asa traseira, que não é específica para o Circuito de Albert Park. Foram adicionadas pequenas asas ao suporte da asa traseira, visando melhorar a força aerodinâmica gerada no local.

Nas equipes da ponta de cima da tabela, a Aston Martin foi a outra que trouxe mudanças para a Austrália. O time dirigido por Mike Krack ajustou a asa dianteira, mudando a distribuição dos flaps para melhorar o desempenho aerodinâmico.

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Williams alterou os dutos de freio na traseira do FW46 (Foto: AFP)

A Williams foi o único time a trazer atualizações que não fossem nas asas traseira ou dianteira. A equipe de Grove alterou os dutos de refrigeração dos freios traseiros, ajustando seu tamanho e os respectivos dispositivos aerodinâmicos no local, o que deve melhorar a parte aerodinâmica e também alterar o funcionamento dos pneus traseiros.

Quem também trouxe alterações significativas foi a Sauber, com uma nova asa dianteira. O dispositivo atualizado tem mudanças na terceira e quarta partes da asa e também um novo design no endplate, tudo visando melhorar a eficiência aerodinâmica da C44.

Já a RB foi outro time que focou na asa traseira. Os carros de Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda teram um novo desenho de asa traseira para melhorar se adequar ao traçado australiano e alcançar o balanço certo entre arrasto e força descendente.

Alpine espera ter menos arrasto no GP da Austrália (Foto: AFP)

Por fim, a Alpine também trouxe uma alteração específica para o Circuito de Albert Park na traseira do carro. A esquedra francesa trouxe uma beam wing — asa menor que ajuda a direcionar o ar sujo para a parte de trás do carro — com apenas um elemento, ao invés de dois como foi nas duas primeiras provas, para diminuir o arrasto, dados os longos trecho de aceleração máxima em Melbourne.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Austrália, em Melbourne, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Na quinta-feira à noite, o TL1 começa às 22h30 (de Brasília, GMT-3) e o TL2 está marcado para as 2h já da sexta-feira. Depois, às 22h da mesma sexta-feira, o último treino acontece às 22h30, com a classificação às 2h do sábado; no domingo, a largada está marcada também para a 1h.

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