Ferrari se anima com SF-24 “mais fácil de guiar” e vê “boa base de desenvolvimento”

Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, ainda afirmou que desenvolver a SF-24 em “diferentes áreas” é a chave para ganhar ainda mais desempenho na F1 2024

A Ferrari começou a temporada 2024 da Fórmula 1 como segunda força do grid, mas está confiante que pode evoluir ainda mais ao longo do ano. De acordo com o chefe Frédéric Vasseur, o time italiano tem uma boa base de desenvolvimento, uma vez que a SF-24 é “mais fácil de guiar” que sua antecessora. Com isso, os pilotos conseguem ter uma leitura mais assertiva do carro e podem dar feedbacks mais precisos para os engenheiros

Apesar de ainda estar consideravelmente atrás da Red Bull, que fez dobradinha nas duas primeiras corridas do ano, a Ferrari começou 2024 de forma sólida e somou 49 pontos após os GPs do Bahrein e da Arábia Saudita. A pontuação poderia ser ainda melhor, caso Carlos Sainz não tivesse desfalcado a equipe por precisar passar por cirurgia por conta de uma apendicite.

“Não estou focado no campeonato, mas acho que marcamos algo em torno de 45 pontos [49] no geral, e no ano passado, depois de três corridas, tivemos 25 [26]. É importante começar bem”, reforçou Vasseur.

A Ferrari preparou um projeto de carro completamente diferente para a temporada 2024 e isso refletiu diretamente no comportamento do carro, que agora está mais fácil de guiar. Vasseur está ciente que essa facilidade não é, necessariamente, sinônimo de desempenho, mas reforçou que pode ajudar no desenvolvimento da SF-24.

Frédéric Vasseur está trabalhando na reestruturação da Ferrari na F1 (Foto: Ferrari)

“Além disso, o carro deste ano é mais fácil de guiar do que o do ano passado. Esta é uma boa base para o desenvolvimento, porque é muito mais fácil para os pilotos entenderem o carro, por isso é mais fácil perceber onde precisamos melhorar. O desempenho vem de todos os lugares e nunca há um ponto específico que pode dar 0s5 de desempenho. Se quisermos recuperar o atraso, temos de melhorar em todas as áreas. Foi a nossa abordagem no ano passado e no final rendeu bem”, disse Frédéric.

“Demos um passo decente, mas temos de continuar avançando em todas as áreas. Com certeza a aerodinâmica é fundamental. Temos atualizações em andamento, mas tenho certeza que todo mundo também tem. O mais importante é trazer atualizações que possam ser operadas no carro, e acho que foi onde fizemos um bom trabalho no ano passado”, finalizou o chefe da Ferrari.

Fórmula 1 volta entre os dias 22 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️  Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.