Ferrari celebra “vantagens” em manter duas clientes na F1 com entrada da Cadillac
Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, admitiu que foi uma boa notícia para a equipe conseguir 'repor' a perda da Sauber como cliente em 2026 com a chegada da Cadillac. Segundo ele, fornecer para dois times traz vantagens no desenvolvimento técnico
O fato de conseguir manter duas equipes clientes no grid da Fórmula 1 a partir da temporada de 2026, com a entrada da Cadillac, anima o chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur. O time americano confirmou que receberá motores e caixas de câmbio italianas até pelo menos 2028, o que, considerando a Haas, vai manter o número de times fornecidos pelos vermelhos em dois. Vale destacar que a Sauber deixará de usar a unidade de potência de Maranello em 2026, quando vai virar Audi.
Além dos benefícios para a Ferrari na parte técnica, Vasseur exaltou o interesse da Cadillac em fazer parte da F1 e não deixou passar o crescimento recente do esporte no mercado norte-americano. Neste momento, o plano da equipe é passar a usar motores da General Motors a partir de 2028.
“É fantástico ver que mais uma equipe americana, apoiada por uma das marcas de maior prestígio na indústria automotiva [GM], quer entrar na Fórmula 1. E em um momento em que nosso esporte está ganhando em popularidade, precisamente nos Estados Unidos”, destacou Vasseur ao site italiano Formula Passion.
Com a perda da Sauber, que vai produzir os próprios motores ao se tornar Audi, a Ferrari teria apenas a Haas de cliente no grid da F1. A chegada da Cadillac, porém, mantém o número dos últimos anos, e Vasseur admitiu que espera extrair benefícios da parceria.
“Como parte da nossa colaboração técnica, estamos muito satisfeitos em poder fornecer a equipe [Cadillac] com nossa unidade de potência e caixa de câmbio. Isso vai nos permitir manter duas clientes no campeonato, com todas as vantagem que isso traz em termos de desenvolvimento técnico para a Ferrari”, finalizou Vasseur.
A Fórmula 1 agora entra oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.