Ferrari celebra “vitória com valor emocional” no GP da Itália: “É algo muito importante”
Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, valorizou importância “emocional” da vitória de Charles Leclerc no GP da Itália neste domingo (1º)
A Ferrari voltou ao ponto mais alto do pódio neste domingo (1º) justamente no GP da Itália, em Monza. Charles Leclerc cruzou a linha de chegada em primeiro após superar as McLaren na estratégia para levar o público fanático pela escuderia ao delírio nas arquibancadas. Com isso, Frédéric Vasseur, chefe da equipe, valorizou a importância “emocional” desta vitória em solo italiano.
Além disso, Leclerc voltou a vencer na temporada pela primeira vez desde o GP de Mônaco, em maio. Vasseur também destacou a etapa de Monte Carlo como uma que tem alto “valor emocional”, assim como as provas italianas em Monza e Ímola.
O dirigente francês também agradeceu o apoio da torcida italiana, que se fez presente desde o início da semana, ainda em Maranello. Para Vasseur, o triunfo de Leclerc foi “a melhor forma de recompensar esse apoio”.
“É certamente uma boa vitória para a Ferrari e para Charles. Vencer em Mônaco e agora em Monza, acho que junto de Ímola, são as três corridas que você quer vencer na temporada. É uma vitória que tem mais valor emocional do que matemático, porque vencer em Monza não traz mais pontos do que em Baku. Então, matematicamente falando, é uma vitória como qualquer outra, mas emocionalmente é definitivamente algo muito importante, porque tivemos um enorme apoio dos fãs desde o início da semana”, comentou.
“Na segunda-feira, na fábrica em Maranello, já tinha muita gente na entrada. E a melhor forma de retribuir era vencendo. Não é fácil e nem sempre possível ter tudo sob controle, mas certamente foi a melhor forma da equipe recompensar esse apoio. Estou muito feliz com esta vitória, pela equipe, pelo Charles e por todas as pessoas que vieram ao circuito. Acho que fizemos um bom trabalho neste fim de semana”, avaliou.
Leclerc conseguiu superar Oscar Piastri e Lando Norris graças à escolha de fazer apenas uma parada e uma boa gestão de pneus por parte de Leclerc e Carlos Sainz, algo que Vasseur também valorizou e colocou como “vantagem” do time em 2024.
Após a vitória do monegasco em Monza, o piloto do #16 agora soma 217 pontos e segue na terceira colocação no Mundial de Pilotos, atrás de Norris e do líder Max Verstappen. Entre os construtores, a Ferrari permanece atrás de McLaren e Red Bull, com 407 tentos.
A Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP do Azerbaijão, em Baku, entre os dias 13 e 15 de setembro.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Bortoleto dá show, conta com sorte e vence corrida 2 da F2 na Itália após largar em último