Ferrari se defende e diz que “não cometeu tantos erros” na F1 2022 quanto é acusada

Mattia Binotto, chefe da Ferrari, bateu o pé sobre a decisão de parar Charles Leclerc no fim do GP da Bélgica e ainda defende as decisões de 2022

GASLY E HERTA DENTRO, SCHUMACHER E RICCIARDO FORA? F1 2023 ENLOUQUECE | TT GP #67

A opinião pública chega à setembro, com oito corridas ainda pela frente na temporada 2022 do Mundial de Fórmula 1, com a sensação de que Max Verstappen está próximo do bicampeonato mundial. Um tanto decepcionante num desenho de campeonato em que a Ferrari apresentou carro tão forte quanto o da Red Bull em muitos momentos, mas também sofreu toda a sorte de infortúnios. Erros? Segundo o chefe Mattia Binotto, não.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A ideia de que a Ferrari cometeu mais equívocos que deveria ser aceitável ao longo de 2022 é geral, mas Binotto ainda quer lutar contra isso e dizer que algumas decisões vistas como erro, não são.

Como resolver chamar Charles Leclerc aos boxes a duas voltas do fim do GP da Bélgica do último fim de semana, algo que colocou o monegasco atrás de Fernando Alonso, fez com que tivesse de brigar por posição e não conseguissem o que era a meta: tomar a melhor volta da corrida. Ainda recebeu uma punição por passar do limite de velocidade no pit-lane, algo que, para a equipe, foi culpa de uma sobreviseira de Max Verstappen perdida no caminho.

Mattia Binotto se protege das críticas (Foto: Scuderia Ferrari Press Office)

“Havia a oportunidade de tentar a volta mais rápida e margem para parar e voltar na frente de Alonso. Acho que foi a decisão certa, mas sabíamos que ele estava muito perto de Fernando. Acabou sendo muito apertado”, afirmou.

“É claro que precisamos sempre melhorar e que há lições a aprender, algo que estamos avaliando e refletindo sobre, mas se eu rever a temporada até agora, acho que são muitas percepções externas comparadas ao que é verdade e realidade”, apontou.

“Às vezes, não estamos cometendo erros quando as pessoas enxergam como erro. Mais que isso: se eu olhar para a corrida, acredito que a decisão de parar Charles foi certa. É preciso ser corajoso na Fórmula 1”, finalizou.

Ainda no sábado de Spa, a Ferrari colocou o jogo de pneus errado no carro de Leclerc e foi o piloto que teve de perceber.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Holanda de Fórmula 1 deste fim de semana.

ALONSO FOI INOCENTE NA BATIDA, MAS PASSOU DOS LIMITES COM HAMILTON | F1 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.