Ferrari diz que Leclerc perdeu “80 cv de potência” com problema em motor no Canadá

Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, disse que Charles Leclerc perdeu 80cv de potência no Canadá e explicou por que não retirou imediatamente o carro #16 da corrida

A Ferrari teve um fim de semana para esquecer no Canadá, saiu zerada da etapa em Montreal e perdeu uma boa chance de assumir a liderança no Mundial de Construtores. Além da classificação ruim com os dois pilotos no sábado, a equipe de Maranello viu Charles Leclerc sofrer com problemas no motor durante a corrida que lhe custaram cerca de 0s5 por volta. De acordo com Frédéric Vasseur, chefe da escuderia, o monegasco perdeu cerca de 80 cv de potência.

Sem conseguir avançar para o Q3, Charles Leclerc se classificou em 11º no GP do Canadá. Além da posição ruim de largada, o #16 sofreu com uma perda de potência ainda nas primeiras voltas e, apesar de ter figurado no top-10, passou boa parte da prova fora da zona de pontos. 

Mesmo com o problema no motor, a Ferrari não pediu para Leclerc se retirar da corrida. De acordo com o chefe Vasseur, a permanência do monegasco na prova se deu pela esperança de uma paralisação da etapa por bandeira vermelha. Caso isso tivesse acontecido, seria possível fazer os devidos reparos na SF-24 #16.

“Tivemos um problema no motor que nos fez perder cerca de 80 cv de potência em cerca de 15 voltas. Esperávamos que uma bandeira vermelha pudesse paralisar a corrida para fazer os devidos reparos. Não houve bandeira vermelha, então tivemos de parar, o que nos custou muito tempo e, no fim, Charles precisou abandonar depois de tomar uma volta do líder”, apontou Vasseur.

A Ferrari saiu zerada do GP do Canadá (Foto: Ferrari)

“Não foi um bom fim de semana desde o início. Espero que isso signifique que tivemos todos os nossos problemas no Canadá e que estaremos de volta à Espanha em muito melhor forma”, finalizou o chefe da Ferrari.

Fórmula 1 volta entre os dias 21 e 23 de junho, em Barcelona, com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.