Ferrari mantém fé em pódio com Leclerc no Bahrein, mas se cobra por “bom trabalho”

Charles Leclerc colocou a Ferrari em terceiro no grid do GP do Bahrein, por isso Frédéric Vasseur disse que a equipe tem de ser "ambiciosa" na luta pelo pódio

A Ferrari conseguiu se colocar na briga pelo pódio do GP do Bahrein com o terceiro lugar de Charles Leclerc na classificação deste sábado (12) — que depois virou segundo por conta da punição a George Russell —, porém Frédéric Vasseur deixou claro que isso será possível se o time fizer “um bom trabalho”. Ele ainda aliviou a cobrança sobre Lewis Hamilton, que cometeu um erro na última volta do Q3 e terminou apenas em nono.

A Ferrari levou para o Bahrein o primeiro pacote de atualizações do ano, com revisão completa do assoalho, além de ajustes na asa traseira e também difusor, tudo em busca de corrigir a perda de downforce que tem comprometido a performance da SF-25. E ao menos com Leclerc, a equipe conseguiu ficar apenas 0s3 atrás do pole, Oscar Piastri.

Vasseur, então, foi questionado pelos jornalistas presentes em Sakhir se o pódio era possível. “É sempre possível e, partindo do terceiro lugar, temos de ser ambiciosos”, começou o dirigente francês.

“O problema para todos é que não fizemos muitos long runs com esses pneus, então não testamos as condições [de pista] que estarão lá amanhã. Mas, até agora, parece que estamos bem em stint longo. Temos de fazer um bom trabalho. Temos um jogo extra de pneus médios e esperamos que isso seja uma vantagem”, salientou.

Frédéric Vasseur confia em pódio, mas sabe que vai ser difícil (Foto: AFP)

Quando questionado sobre as atualizações, Vasseur desconversou e disse que Arábia Saudita, na semana que vem, deve oferecer um desenho diferente. “No Bahrein, há muitas curvas de média velocidade e poucas de alta. Só tem o trecho entre as curvas 5 e 6, mas esse é o único ponto. Com certeza teremos um cenário diferente na próxima semana, em Jedá.”

Por fim, o chefe da Ferrari defendeu a performance de Hamilton, alegando que ele “só teve dificuldades na última tentativa do Q3”.

“Na primeira tentativa do Q3, ficou à frente de Charles. Na primeira volta, estava alinhado e, na segunda, cometeu um pequeno erro que o jogou para trás. Mas, por outro lado, acho que o ritmo esteve lá durante todo o fim de semana. Pena ele não ter conseguido dar tudo de si na última volta. As três sessões foram bastante caóticas para Lewis, para nós e para todos. [George] Russell, por exemplo, teve dificuldades para passar do Q2, e, no Q3, se viu na primeira fila”, encerrou.

Horas depois, os comissários decidiram punir George Russell e Andrea Kimi Antonelli com a perda de uma posição cada no grid de largada do GP do Bahrein pela infração cometida nos boxes no final da bandeira vermelha do Q2 da classificação. Assim, Charles Leclerc subiu para a primeira fila, na frente de Russell, enquanto Pierre Gasly herdou o quarto lugar de Antonelli.

Fórmula 1 realiza o GP do Bahrein, em Sakhir, entre os dias 11 e 13 de abril, quarta etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. No domingo (13), os pilotos disputam o GP do Bahrein ao meio-dia (de Brasília, GMT-3). O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Ferrari, McLaren e Red Bull com novidades: atualizações das equipes no Bahrein

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.