Ferrari justifica decisão de parar apenas Sainz em safety-car na Inglaterra

Mattia Binotto explicou que, no momento do safety-car no GP da Inglaterra, a Ferrari acreditou que não seria possível chamar Carlos Sainz e Charles Leclerc aos boxes juntos e precisou fazer uma escolha

O safety-car na parte final do GP da Inglaterra, realizado neste domingo (3), foi determinante para a vitória de Carlos Sainz, e isso porque a Ferrari decidiu chamar o espanhol, e não Charles Leclerc, para colocar pneus macios. Como o monegasco permaneceu na pista com compostos duros e desgastados, foi presa fácil não só para o companheiro de equipe, como também para Sergio Pérez, que terminou em segundo, e Lewis Hamilton, que completou o pódio.

Leclerc terminou apenas em quarto e ficou bastante contrariado com a equipe. As câmeras chegaram a registrar Mattia Binotto gesticulando para o monegasco, pedindo calma e dando a entender que conversariam depois da prova.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carlos Sainz (Foto: AFP)

“Tínhamos certeza naquele momento de que não teríamos espaço suficiente de tempo entre os dois carros para fazer o pit-stop duplo”, explicou o chefe da Ferrari. “Foi preciso fazer uma escolha entre os dois, e decidimos parar Carlos pela posição de Charles na pista, ainda na liderança. E você não tem como prever o que os outros farão se parar o líder”, explicou.

“Ficou claro para nós que deveríamos parar Carlos, e não Charles. Daí ficamos esperando por uma degradação dos pneus macios, mas isso não aconteceu”, continuou Binotto, que ainda afastou a ideia de um possível atrito entre a dupla após a corrida.

“Não há nada para ser resolvido internamente. Aquilo [a imagem de Binotto falando com Leclerc] foi para dizer que ele havia feito um trabalho fantástico e lutou bastante na corrida. É possível entender a decepção”, completou.

Sobre a vitória de Sainz, Binotto celebrou a persistência do espanhol, lembrando que ele já havia demonstrado na classificação que estava num ótimo momento na Inglaterra. “O forte de Carlos é que ele está sempre lá, e vimos isso ontem, quando os outros erraram [na classificação] e ele conseguiu fazer a sua volta. Estou muito feliz por ele, é sua primeira vitória. Estou muito satisfeito.”

Por fim, o italiano também comentou o aparente retorno da Mercedes, que lutou pela vitória e conseguiu terminar no pódio com Hamilton. Para Binotto, o melhor foi ver que o heptacampeão conseguiu tirar pontos importantes da rival Red Bull.

“Em primeiro lugar, estou feliz por hoje ver a Mercedes de volta e competitiva. Acho isso ótimo, pois eles tiraram pontos dos nossos concorrentes diretos, e se eles sempre forem competitivos e rápidos assim, ótimo. Vamos ver nas próximas corridas. Eles estão se desenvolvendo bastante, trabalhando em cima dos problemas que possuem, gastando bastante, mas estão de volta”, finalizou.

Veja o forte acidente de Guanyu Zhou na largada do GP da Inglaterra
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.