Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Fórmula 1

Ferrari não se rende e decide apelar da decisão da FIA sobre revisão da punição a Vettel no GP do México

A Ferrari parece estar longe de ver o caso da punição a Sebastian Vettel no GP do México encerrado. A equipe italiana decidiu apelar da decisão da FIA, que nesta sexta-feira rejeitou o pedido de revisão do caso

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

O caso da punição a Sebastian Vettel no GP do México parece estar longe de um fim. A Ferrari decidiu insistir no episódio e agora vai apelar da decisão da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que rejeitou o recurso imposto pela equipe italiana neste fim de semana. Entende-se que o time de Maranello esteja ganhando tempo como forma de estudar melhor a continuidade ou não de um novo processo.
 
A equipe vermelha pediu à FIA para revisar o caso "como forma de promover esclarecimentos na aplicação das regras no futuro". Os quatro comissários da etapa mexicana se reuniram por videoconferência nesta sexta-feira (12), com Jock Clear representando a Ferrari e Christian Horner e Jonathan Wheatley à frente da Red Bull. 
 
De acordo com regulamento, punições passadas só podem ser revistas com a adição de elementos novos. A equipe italiana justificou a ação com base em dados novos de GPS e também no fato de, sob seu entendimento, que Charlie Whiting poderia ter obrigado Max Verstappen a devolver a colocação a Vettel.
A Ferrari ainda não desistiu de apelar contra os resultados do México (Foto: Ferrari)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Os comissários, entretanto, entenderam que Whtiting não tinha a obrigação de dizer aos times que o piloto ganhou vantagem. Além disso, deixaram claro que a Ferrari não tinha provas suficientes para levar o caso adiante. "Tendo revisto tudo o que foi escrito e as considerações verbais e considerando-os de forma cuidadosa, os comissários decidiram que não há nenhum novo elemento e, portanto, rejeitaram a apelação da Ferrari", informou a FIA.

 
Na corrida no Hermanos Rodríguez, o alemão tomou uma punição de 10s por ter mudado de direção na zona de frenagem enquanto se defendia do ataque de Daniel Ricciardo, ambos brigavam pela quarta colocação na prova mexicana nas voltas finais. Só que, pouco antes do incidente com Ricciardo, Sebastian se via em uma disputa com Max Verstappen, que acabou escapando da pista em uma dividida entre os dois. O holandês voltou à frente e por lá ficou. O tetracampeão esbrevejou contra ação do piloto da Red Bull. Após a corrida, Verstappen foi punido e caiu para o quinto posto, mas ganhou uma posição na sequência, depois que o próprio Vettel acabou punido pela disputa com o australiano. No fim das contas, Ricciardo foi alçado ao terceiro lugar da prova, enquanto Verstappen e Vettel completaram o top-5.