Porsche dispara contra FIA por punição a Da Costa: “Trata equipes de formas diferentes”
Histórico de investigações da FIA sobre a Porsche vem causando desconforto entre a equipe alemã e a entidade que gere a Fórmula E
O chefe da Porsche, Florian Modlinger, se irritou após a desclassificação de António Félix da Costa na corrida 1 do eP de Misano e sugeriu que “nem todas as equipes são tratadas de forma igual” na Fórmula E. O piloto português venceu a prova depois de largar em 13º, executando grande recuperação, mas foi desclassificado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) — que entendeu, em inspeção técnica após a disputa, que o carro não estava em conformidade com o regulamento.
De acordo com a entidade, a mola do amortecedor do acelerador não estava dentro do regulamento. A peça havia sido usada nos carros Gen2 e seguiu na primeira temporada do Gen3 pela dificuldade de fornecimento da Spark — que produz os chassis —, mas foi removida nesta temporada. A Porsche tem 96 horas, desde o anúncio da punição, para recorrer da decisão e já sinalizou que deve apresentar uma defesa.
“Temos a impressão e o sentimento de que nem todas as equipes são tratadas igualmente pela FIA. Isso [igualdade] deve ser garantido para o futuro, para que todas as equipes sejam tratadas da mesma forma”, esbravejou Modlinger à emissora TNT Sports. “Acho que é uma grande perda para nós, claro, mas também para a Fórmula E, porque essas punições são muito severas. A mola era uma peça antiga que não foi destacada quando foi removida do regulamento. Deixamos passar, temos de decidir o que faremos nas próximas horas”, continuou.
O histórico de punições envolvendo FIA e Porsche vem causando desconforto entre a equipe alemã e a entidade. A vitória de Pascal Wehrlein na Cidade do México foi ameaçada por uma investigação por suposto uso de um sistema de controle de tração proibido. A suspeita da FIA era que a equipe havia utilizado o mecanismo, por meio de um software, durante a largada do eP, mas nada foi encontrado.
No eP de Londres que encerrou a temporada 2022/2023, Da Costa foi punido com o acréscimo de 3min ao tempo final da corrida por ter feito as últimas voltas da prova com pressão abaixo do mínimo permitido no pneu dianteiro direito — que foi furado por outro competidor. A Porsche recorreu, mas a Corte Internacional de Apelações manteve a decisão da entidade máxima do automobilismo.
A desclassificação atrapalha os planos da Porsche, mas fundamentalmente prejudica Da Costa, que tem posição ameaçada na equipe. Depois de zerar nas três primeiras corridas, conseguiu pontuar em São Paulo e Tóquio, mas segue pressionado para apresentar melhor performance, principalmente durante as classificações. Em Misano, ele não conseguiu avançar às quartas de final em nenhuma das duas etapas.
“[A punição] é um grande golpe porque esses 25 pontos definitivamente nos colocariam de volta na disputa. Agora, tornaram nossa vida um pouco mais difícil”, afirmou o piloto à TNT Sports.
A Fórmula E permanece em Misano para a segunda perna da rodada dupla, que acontece neste domingo, 14 de abril. O GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da categoria no Brasil, transmite treinos livres, classificação e corrida AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.
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