Ferrari rebate críticas e diz que queda na F1 “não é por mudança de conceito” da SF-25

Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, reconheceu que a equipe está deixando a desejar em 2025, mas negou que a falta de performance seja pela mudança de conceito da SF-25

Depois de brigar pelo Mundial de Construtores até a última corrida de 2024, a Ferrari chegou para 2025 cercada de expectativas. O começo da temporada, no entanto, está repleto de decepções e a equipe sequer ameaça a McLaren e a Mercedes. O chefe Frédéric Vasseur reconheceu que o carro tem alguns problemas, mas descartou a possibilidade de eles serem fruto da mudança do conceito do carro.

A Ferrari teve uma campanha sólida na F1 2024. Ao todo, foram cinco vitórias, sendo três com Charles Leclerc e duas com Carlos Sainz. Além disso, embora tenha enfrentado alguns problemas no meio da disputa, a equipe liderada por Vasseur recuperou fôlego e desempenho e se colocou como a grande rival da McLaren na briga pelo Mundial de Construtores. Porém, perdeu a disputa por 14 pontos.

Para 2025, além de contar com a experiência de Lewis Hamilton, Vasseur informou que o conceito da SF-25 seria consideravelmente diferente do que foi a antecessora SF-24. Por isso, havia uma grande expectativa em cima dos italianos. Porém, as primeiras quatro corridas foram uma decepção, com o destaque ficando apenas para a vitória do #44 na sprint na China.

Vasseur, no entanto, negou que a queda de desempenho da Ferrari seja culpa da mudança de filosofia da SF-25 e frisou que, em alguns momentos, o novo carro mostra potencial para brigar entre os líderes.

A Ferrari é a quarta colocada no Mundial de Construtores de 2025 (Foto: AFP)

“Não tem nada a ver com a mudança de conceito, nem se trata apenas de diferença na carga aerodinâmica. Já deu para perceber que a cada sessão o carro se comporta de uma forma diferente. Em alguns momentos brigamos com a McLaren, como na sprint na China e no segundo stint no GP do Bahrein. Mas, no geral, estamos perdendo de 0s2 a 0s4”, apontou Vasseur.

“Isso significa que precisamos continuar trabalhando, e o downforce é um componente disso. Mas, quando você analisa a situação, eles também são muito melhores quando as condições são um pouco mais extremas, quando se trata mais de gerenciamento de pneus”, finalizou o chefe da Ferrari.

Fórmula 1 volta de 18 a 20 de abril em Jedá, palco do GP da Arábia Saudita, quinta etapa da temporada 2025.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.