Ferrari rejeita Alonso e Verstappen para 2021. Mas não descarta Hamilton

Em evento de Natal no qual a Ferrari abriu para alguns jornalistas especializados, Louis Camilleri e Mattia Binotto, CEO e chefe de equipe, respectivamente, falaram sobre algumas perspectivas para 2021. E deixaram claro que Fernando Alonso e Max Verstappen não fazem parte dos planos. Mas o discurso sobre Lewis Hamilton foi bastante distinto

Ao menos no momento, dois pilotos estão fora da lista da Ferrari para ocupar uma vaga a partir da temporada 2021 do Mundial de F1. Fernando Alonso, que defendeu a escuderia de Maranello entre 2010 e 2014 e deixou claro que tem suas intenções de regressar à categoria, mas desde que tenha um carro capaz de vencer corridas, foi descartado pela equipe, assim como Max Verstappen. O holandês tem contrato com a Red Bull até 2020. Por outro lado, Louis Camilleri e Mattia Binotto, CEO e chefe de equipe da Ferrari, respectivamente, adotaram discurso bem diferente quando o nome de Lewis Hamilton foi citado.

 
Os dirigentes convidaram alguns jornalistas para o evento de Natal promovido pela Ferrari nesta semana na Itália e, naturalmente, foram perguntados sobre determinados pilotos. 
 
Alonso, por exemplo, foi contratado no início da década para ser o piloto capaz de levar a Ferrari de volta aos títulos na F1. Ficou perto duas vezes, em 2010 e 2012, mas foi superado por Sebastian Vettel, no auge da carreira com a Red Bull. O espanhol deixou a equipe italiana no fim de 2014 depois de uma relação bastante desgastada por não ter conseguido ser novamente campeão mundial.
Mattia Binotto não descartou Lewis Hamilton na Ferrari para 2021 (Foto: Reprodução)
Ao ser questionado sobre Alonso, Binotto foi claro. “Falamos sobre isso, mas ele já não está nos nossos planos”, disse o dirigente em fala publicada pela versão italiana do site ‘Motorsport.com’.
 
Quando o nome de Verstappen veio à tona, Camilleri respondeu de forma enfática com um sonoro ‘não’ a respeito de uma possível transferência do holandês para Maranello. O executivo se mostrou muito insatisfeito com as declarações do piloto na esteira da polêmica sobre o fluxômetro do motor da Ferrari.
 
“Por que eu deveria dar credibilidade a um piloto de 22 anos? As declarações sensacionalistas normalmente não te levam muito longe. Max tem 22 anos, e por que vamos lhe dar credibilidade quando nós somos a Ferrari? Às vezes, o silêncio tem mais poder. Este é meu ponto de vista”, declarou Camilleri de acordo com o site ‘F1i.com’.
 
“Verstappen queria pressionar a Ferrari de uma maneira inacreditável, e Mattia Binotto disse que tínhamos inspetores da FIA por todos os lados. Suas palavras criaram todo tipo de problemas dentro da equipe. Entendo sua frustração pelo fato de às vezes permanecermos calados, entendo por completo, mas acho que somos a Ferrari e que devemos evitar a polêmica porque, do contrário, é como jogar uma partida já perdida, e não acho que devemos nos rebaixar a este nível”, disparou.
 
Binotto, em seguida, reforçou um fato: é Charles Leclerc o jovem piloto que a Ferrari trabalha não apenas para o presente, mas principalmente para o futuro. E que a decisão sobre a dupla de pilotos para 2021 vai passar, naturalmente, pelo desejo de Vettel em seguir ou não na Ferrari e na própria F1.
 
“Nossa base de discussão está em nossos dois pilotos atuais: um porque tem contrato em 2021 e outro porque corre para a Ferrari e está no centro do nosso projeto. A primeira coisa que vamos fazer, mesmo antes de avaliar os demais, é falar com ele”, afirmou o ítalo-suíço.
 
“Charles é nosso investimento para o futuro, sem dúvida, de modo que contamos com ele para ser nossa primeira referência no futuro. É tudo sobre entender o quão rápido ele pode vir a ser”, acrescentou.
 
Por outro lado, o tom adotado por Binotto ao responder sobre Lewis Hamilton foi bem diferente quando a questão envolveu Lewis Hamilton, uma vez que o hexacampeão, há algumas semanas, vem sendo apontado como um piloto com possibilidade de mudar de equipe após o fim do seu atual vínculo com a Mercedes, em 2020. 
 
“No momento, não tomamos decisões. É prematuro falar sobre isso. Mais de um piloto gosta da Ferrari, e estamos orgulhosos de que seja assim também com Lewis. Com certeza, é algo muito positivo para nós”, concluiu Binotto.

Carregando…

Paddockast # 45
OS MELHORES E OS PIORES PILOTOS DA F1 2019

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.